Capacitor Explica | Kingdom Hearts – Parte 2

Pra preparar os jogadores para a chegada do épico Kingdom Hearts 3, a conclusão tão esperada do arco de Xehanort, decidimos produzir uma série de artigos que abordam a história do jogo de maneira didática. Tudo com o objetivo de facilitar a compreensão de uma das histórias mais complexas já criadas na Indústria do Games.

Na primeira parte abordamos o começo de tudo e alguns dos principais conceitos da saga, como Keyblade e Kingdom Hearts. Você pode conferir a Parte 1 através desse link. A partir de agora já iremos adentrar no arco do antagonista Xehanort e de seu plano mirabolante para obter o Kingdom Hearts.

Muitos anos depois dos eventos relatados na Parte 1, somos apresentados a Xehanort, um Mestre de Keyblade poderoso com um plano bem ambicioso: obter o Kingdom Hearts para si. Inicialmente, o obcecado Xehanort acreditava que o Kingdom Hearts surgia quando partes equivalentes de luz e trevas se juntavam. Para a sua frustração, a teoria estava incorreta e o experimento maligno acabou resultando na ruptura do coração de Ventus, seu aprendiz. Quando digo ruptura significa que as trevas de Ventus foram removidas do coração dele, causando um desequilíbrio e deixando o mesmo desacordado.

Milagrosamente, com a ruptura do coração de Ventus, uma nova vida na Terra surgiu, permitindo que o personagem se recuperasse graças ao preenchimento de seu coração. Ao acordar, sem memórias, Ventus vai treinar em Land of Departure com o Mestre Eraqus, se tornando melhor amigo de outros dois aprendizes que se tornam personagens fundamentais na série: Terra e Aqua.

Terra e Aqua no exame

Anos depois, Terra e Aqua realizam o exame para se tornarem Mestres Keyblade. Vale mencionar que Ventus não faz o exame no mesmo momento por ser mais novo que os dois. Aqua passa facilmente no exame, mas Terra é reprovado por apresentar vestígios de escuridão em seu coração. Outro detalhe que vale mencionar: O Mestre Eraqus convidou o seu amigo Mestre Xehanort para assistir todo o teste. Grave bem essa informação!

Como um ser benevolente, o Mestre Eraqus dá uma segunda chance a Terra e o encarrega de uma missão: Monstros chamados de Unversed (seres de energia negativa) começaram a surgir em diversos mundos e o Mestre Xehanort some misteriosamente após o final do exame. A missão de Terra é dar um fim nos monstros e descobrir o paradeiro de Xehanort.

Diante de toda essa bagunça, o jovem Ventus começa a seguir Terra após um encontro com o misterioso Vanitas (lembre bem desse nome), um ser mascarado que parece esconder informações. Já Aqua é enviada pelo Mestre Eraqus para manter a escuridão de Terra afastada e trazer Ventus de volta. Parece Casos de Família né? A história a partir daí fica bem previsível.

Vanitas

Terra acaba “vendendo” sua alma em troca de informações sobre os Unversed e sobre o paradeiro do Mestre Xehanort, aumentando a influência da escuridão em suas ações. Ao finalmente encontrar o Xehanort, ele o convence a “abraçar” a escuridão do seu coração, colocando o personagem em um caminho de muito poder e destruição.

Durante uma passagem em Radiant Garden, Aqua conhece uma garota chamada Kairi, outra personagem bem importante na saga. A garota ajuda Aqua a fortalecer a luz em seu coração, se tornando ainda mais forte. O destino a seguir leva Aqua e Terra até Destiny Islands, lugar onde conhecemos dois dos mais importantes personagens de toda a franquia: Rikku e Sora. Terra reconhece prontamente o potencial de Rikku, deixando meio que o destino do garoto selado: ele dá a Rikku a capacidade de usar uma keyblade no futuro. Já Aqua percebe a forte ligação existente entre Rikku e Sora.

Terra e Rikku

Mas daí você para, pensa e diz: Onde diabos Ventus foi parar durante isso tudo? O “sacaninha” foi atrás do Mestre Xehanort e descobriu todo o plano do vilão: ele queria usar o coração de Ventus para criar a X-Blade. Como uma de suas diversas artimanhas, Xehanort afirma a Ventus que o Mestre Eraqus sabia do plano dele o tempo inteiro, o que leva o garoto a voltar para “casa” para confrontar o seu mestre.

Aí que tudo vai pelos ares. Terra havia encontrado Xehanort e também foi enganado pelo vilão. Ele parte voando, literalmente, para salvar Ventus de Eraqus. O Mestre iria matar o garoto para frustar os planos de Xehanort. Em um embate épico, Terra acaba ferindo o Mestre Eraqus e envia Ventus para um lugar seguro. Logo depois, o golpe final em Eraqus é desferido pelo próprio Xehanort, que envia Terra ao Cemitério das Keyblades.

Ventus, que estava em Destiny Islands, acaba encontrando Vanitas mais uma vez e toda a verdade é revelada ao personagem. Ven era aprendiz de Xehanort, mas, por ter um coração frágil, ele foi “descartado” pelo Mestre. Antes disso, o vilão removeu a escuridão de Ventus, dando origem a um ser poderoso chamado de……….. Vanitas!!! Isso mesmo, Vanitas foi originado com a escuridão de Ventus e pasmem, ele é o líder das criaturas Unversed. Daí o personagem também se dirige ao Cemitério das Keyblades juntamente com Aqua que estava em outro mundo.

Xehanort e Vanitas

O desfecho já era de se imaginar: Xehanort revela seu plano completo que consiste na criação da X-Blade para acessar o Kingdom Hearts e assumir o corpo de Terra, afinal, seu corpo original já estava se deteriorando. Em um embate de proporções épicas, Terra acaba liberando toda sua escuridão e é consumido pelo Mestre, mas sua alma consegue libertar seu corpo e vencer o Mestre. Apesar de ferido, ele consegue fugir. Durante a fusão de Terra com o Mestre, um ser de escuridão de Xehanort é criado.

Ventus e Vanitas também se fundem, gerando a X-Blade. Com a ajuda de Mickey, Aqua batalha contra Ven/Van, enquanto eles duelam no Awakening (é tipo uma luta interior). O resultado: Ventus vence o conflito mas o preço é caro – seu próprio coração e a destruição da X-Blade. Aqua então pega o corpo do amigo desacordado e o leva para a Chamber of Waking. Para esconder a localização do personagem, ela recria todo o mundo ao redor, originando o Castle Oblivion.

Em uma visita a Radiant Garden, Aqua acaba encontrando Xehanort no corpo de Terra, o que gera outra briga e causa a destruição das memórias de Xehanort. Após a perda das memórias, a escuridão começa a consumir o corpo de Terra, que é salvo por Aqua no último instante. A consequência disso: Aqua acaba ficando presa no Reino da Escuridão e Xehanort acaba se tornando aprendiz de Ansem o Sábio. Lembre-se: Xehanort não tem mais as suas memórias nesse momento.

Nosso especial se encerra com um acontecimento importantíssimo na saga: O coração do adormecido Ventus acaba encontrando Sora, se fundindo ao garoto e dando a ele o poder de usar uma Keyblade. Naquele momento nenhum jogador sabia, mas Sora acabaria se tornando o personagem mais importante da saga, com o destino de salvar o coração de todas as pessoas conectadas a ele.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...