Capacitor Explica | Kingdom Hearts – Parte 1

Kingdom Hearts é uma das franquias de RPG mais amadas pelos jogadores. Com personagens cativantes, ambientações que marcaram a infância de MUITA gente (obrigado Disney) e uma jogabilidade simples e divertida, o jogo foi um sucesso instantâneo. Mas, na época do seu lançamento, os jogadores não eram o Mestre dos Mestres e não tinham como adivinhar o futuro.

O enredo do jogo se tornou tão fragmentado que a história da saga se tornou um dos maiores quebra-cabeças já criados. Apesar de não ser tão complexa quanto parece, informações cruciais sobre personagens e acontecimentos chave foram colocados em diversos games fora de ordem cronológica, dificultando o total entendimento do enredo. Para colocar um fim no desentendimento e preparar todo mundo para a épica conclusão do arco Xehanort, faremos uma série de especiais explicando a história do jogo de maneira didática e de fácil entendimento. Vem com a gente!

O Começo

No início de tudo, havia um grupo chamado de Foretellers, seres responsáveis por proteger o mundo da escuridão. O Mestre dos Mestres, um homem capaz de enxergar o futuro, deixou um livro de profecias com seus cinco discípulos (Ava, Gula, Ira, Aced e Invi) . No final do livro, estava previsto uma grande guerra que deixaria o mundo devastado (é um plot bem bíblico).

O Mestre dos Mestres

Antes de desaparecer, o Mestre dos Mestres deixou uma tarefa para cada membro, tudo isso visando que o grupo se mantivesse unido e firme em seu propósito de combater as trevas.

Tarefas dos Membros:
– Ava: Treinar um grupo de guerreiros que iriam trazer luz ao mundo
– Gula: Responsável por encontrar o traidor
– Ira: Liderar o grupo
– Aced: Vice-lider
– Invi: Mediador do grupo

Os Foretellers, da esquerda pra direita: Invi, Gula, Ira, Aced e Ava

Ele também disse ao grupo que havia um traidor entre eles. É nesse contexto que surgiu a Keyblade, uma arma definitiva que originou diversas outras Keyblades. A Keyblade definitiva é chamada de X-Blade e tem ligação direta com o Kingdom Hearts, o coração de todos os mundos. Por ser uma fonte grandiosa de poder, logo a arma passou a ser cobiçada por diversas pessoas

Visando manter as coisas em ordem, cada Foreteller criou uma facção munida com as próprias keyblades, mas a suspeita de um traidor no grupo causou um conflito entre eles, gerando o início da Keyblade War, lançando o mundo nas trevas previstas no Livro de Profecias. Um dos cinco discípulos, Ava, leva sua facção para outro mundo.

O que ninguém sabia é que o grupo possuía um sexto membro secreto que foi encubido de levar consigo uma caixa misteriosa e uma Keyblade chamada de No Name. A arma em questão continha o olho do Mestre dos Mestres. Luxu, o sexto membro, deveria observar os desdobramentos da guerra e depois repassar a keyblade para um aprendiz, permitindo que o Mestre observe os eventos ao longo das eras. Em meio a toda essa confusão e missões secretas criadas pelo Mestre, Ava encontra Luxu e o confronta. O sexto discípulo revela a identidade do traidor a Ava, porém, ela não acredita no que ouviu e ataca o personagem. 

Luxu

Com o mundo em pedaços, os aprendizes de Ava retornam e reconstroem as terras, cumprindo sua missão. Após a Keyblade War, o mundo acaba ficando fragmentado juntamente com a X-Blade. A poderosa arma acaba se dividindo em 20 partes, 7 de Luz e 13 de Trevas. Grave bem esse número 13.

A Identidade do Traidor

Nunca foi revelada a real identidade do traidor, mas diversas teorias com muito embasamento atestam que o traidor foi o próprio Mestre dos Mestres. Segundo a teoria, ele teria visto que o fim do mundo era inevitável, por isso, traçou um plano para fazer com que as terras fossem devastadas de acordo com seus objetivos, minimizando os danos no futuro.

No entanto, nada disso teve confirmação até os dias atuais. Vamos torcer para que o terceiro jogo da franquia ponha um fim nesta dúvida de longa data.

Curiosidades

  • Os eventos retratados acima se passam em Kingdom Hearts X, um jogo de browser lançado exclusivamente no Japão. Depois, o game ganhou uma versão mobile chamada de Kingdom Hearts Unchained X, também exclusivo do Japão.
  • O público ocidental só teve acesso a esse pedaço da história com o lançamento de Kingdom Hearts X Back Cover, filme disponibilizado no Kingdom Hearts 2.8.
  • Luxu e o Mestre dos Mestres utilizam a mesma roupa da Organização XIII, que nem existia na época. Isso indica que um dos dois, ou os dois personagens, estão envolvidos com viagem temporal.

Na próxima parte do nosso especial, já iremos adentrar no Arco Xehanort e na história do garoto Sora!

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...