Bohemian Rhapsody | História x Cinema

Bohemian Rhapsody já estreou e agora o público pode conhecer esta versão da história de uma das mais icônicas bandas do Rock. (Confira a nossa crítica)

Contudo, nem sempre estes longas se prendem à verdade. Por conta disso, trouxemos alguns pontos para esclarecermos onde o filme é preciso e onde ele tomar liberdades.

Freddie Mercury realmente mudou seu nome?

Sim. O longa revela que Freddie nascera como Farrokh Bulsara em setembro de 1946 em Zanzibar no leste africano. O cantor começou a atender por “Freddie” ainda na St. Peter’s School, escola do estilo britânico que frequentou em Mumbai. Contudo, a troca de “Bulsara” para Mercury veio somente à época da formação do Queen em 1970.

Como Freddie Mercury conheceu seus companheiros de banda, Brian May e Roger Taylor?

Assim como no filme, Mercury conhece seus companheiros de banda durante a faculdade. Lá, ele fez amizade com Tim Staffel, que era um membro da banda Smile, também composta por Brian May e Roger Taylor. May frequentava a Imperial College e naquela época buscava o seu PhD em astrofísica. Mercury tornou-se um fã da banda Smile e assim conheceu May e Taylor.

Quando o Queen foi formado?

Fontes sempre afirmaram que Freddie Mercury sempre foi extremamente perfeccionista e atento aos detalhes. Seu desejo de criar a banda perfeita contribuiu para o fim de suas primeiras duas bandas. Durante o período em que a Smile perdeu seu cantor Tim Staffel, 1970, que Mercury entrou para a banda e posteriormente persuadiu os outros membros a mudar o nome para Queen. Nesta mesma época, o baixista John Deacon foi convidado para tocar baixo na banda.

Ray Foster (Mike Myers) realmente existiu?

Mike Myers (Austin Powers) interpreta Ray Foster, um executivo da EMI que recusa usar Bohemian Rhapsody como single afirmando que a canção seria um fracasso. Contudo, não existem indícios de que um Ray Foster realmente existiu.

Freddie Mercury realmente tinha quatro dentes a mais?

Sim. Este é o motivo de sua arcada ser um pouco protuberante, característica que criava tremenda insegurança no cantor. Entretanto, Mercury nunca quis remover os dentes por medo de perder a sua voz, acreditando que os dentes extras auxiliavam em sua estrutura vocal.

O empresário de Freddie Mercury, Paul Prenter, realmente o traiu?

Sim. Na vida real, Paul Prenter (Allen Leech) trabalhou como empresário pessoal de Mercury entre 1977 e 1986. Ele foi despedido por Freddie por vender segredos pessoas do cantos aos jornais britânicos. Isso incluía informações como seu estilo de vida, relacionamentos e o fato de que os parceiros amorosos de Freddie estavam morrendo por conta da AIDS. O próprio Prenter morreu de complicações decorrentes da AIDS em agosto de 1991, três meses antes da morte de Mercury.

Quando Freddie Mercure foi diagnosticado com AIDS?

Freddie foi diagnosticado com AIDS em 1987. Ele deu a sua última entrevista filmada neste ano, mas não mencionou a doença. Ele apenas revelou a seus amigos e familiares em 1989. O cantor anunciou publicamente sua condição através de uma declaração divulgada no dia 23 de Novembro de 1991, um dia antes de sua morte.

Em decorrência da grande especulação da imprensa nas últimas duas semanas, eu gostaria de confirmar que fui diagnosticado como HIV positivo e portador da AIDS.

Achei que deveria manter esta informação em sigilo até hoje para preservar a privacidade daqueles ao meu redor.

Contudo, chegou a hora de meus amigos e fãs ao redor do mundo saberem da verdade e espero que todos juntem-se a mim, meus médicos e todo o mundo na luta por esta terrível doença.

Bohemian Rhapsody está em cartaz nos cinemas. Confira a nossa crítica.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...