Blizzard anuncia Campeonato Mundial de StarCraft 2
Você pode não jogar, mas essa é uma boa notícia para todos: StarCraft 2 está dentro do World Championship Series. E fiquem atentos, pois isto pode afetar a vida da comunidade gamer do mundo.
Ontem, a Blizzard anunciou que o campeonato será dividido em três regiões: Europa, América do Norte e Coréia do Sul, cada uma sendo organizada por um grupo. A Major League Gaming (MGL), responsável por grandes campeonatos de Black Ops 2 e League of Legends, irá assumir a ponta norte-americana. A Electronic Sports League (ESL), responsável por campeonatos de CS Go, League of Legends, Combat Arms e outros jogos através da Go4 Cup, vai pegar a parte européia. Por fim, a regional da Coréia do Sul será organizada pela GomTV/OnGameNet. Além disso, a WCS será transmitida para o mundo em 720p através da Twitch.TV.
Organizado em três temporadas, o campeonato terá finais regionais. Além disto, um rank global unificado irá classificar os 16 melhores jogadores de todas as três regiões para disputar o título de Campeão Mundial de StarCraft2 na final global que acontece na BlizzCon.
Agora a parte importante: a Blizzard já anunciou que o total de prêmios chega a um valor superior a U$1.600.000! Eu não vou ganhar nada disto, mas me interessa pelo seguinte motivo: é um campeonato virtual de um “joguinho” (é assim que as pessoas veem) com uma premiação gigantesca. Ainda não chega aos pés das premiações dos esportes convencionais, como futebol, basquete e volei, mas é um forte indicativo de como o eSport vem crescendo.
Aqui no Brasil ainda é um movimento sem muita expressão, mas enquanto o povo perde a cabeça por jogadores de futebol, lá na Coréia do Sul o sucesso todo vai para os jogadores de SC2.
E você? Acha que, no futuro, teremos um destaque digno para o eSport? Larga o doce nos comentários!