Após lançar vídeos com racismo e anti-semitismo, Disney cancela parceria com PewDiePie
Feliz Kjellberg, mais conhecido como PewDiePie, é o youtuber mais bem pago do mundo, além de ser aquele com mais inscritos. Suas visualizações chegam a mais de 14 bilhões. Ultimamente, Kjellberg tem usado seu canal para criar vídeos extremamente polêmicos de cunho racista e anti-semita . O youtuber chegou ao ponto de pagar dois indianos para segurar uma placa que dizia “morte a todos os judeus” em um vídeo.
Além do vídeo citado, ele já postou mais de oito vídeos com mensagens anti-semitas, chegando ao ponto de dizer que “Hitler não fez nada de errado,” além de expor swastikas (símbolo do partido nazista), e de tocar o hino nazista.
Kjellberg já retirou nove vídeos do ar, mas outros ainda estão ativos e passam por investigação do Youtube.
Enquanto a investigação do Youtube segue, a Disney Maker Studios, que havia firmado uma parceria com Kjellberg, cancelou todo e qualquer vínculo que poderia ter com o youtuber.
Um representante da Maker Studios falou em entrevista com a Forbes.
“Apesar de Feliz ter se firmado como irreverente e provocativo, desta vez ele foi longe de mais e o resultado dos vídeos foram inapropriados. A Maker Studios tomou a decisão de cancelar a nossa parceria com ele.”
Kjellberg aparentemente foi pego de surpresa e e fez questão de responder (mas não se desculpar).
“Eu acho que o conteúdo que eu crio, é entretenimento e não um lugar para comentários políticos sérios. Eu sei que minha audiência entende e é por isso que eles assinam meu canal. Apesar de não ter sido minha intenção, eu entendo que essas piadas podem ser ofensivas. Por mais risível que seja acreditar que eu apoio essas pessoas, para qualquer pessoa que não esteja certa sobre meu posicionamento sobre os grupos de ódio: Não, eu não apoio essas pessoas de maneira alguma.”
A resposta parece bem similar a que Kjellberg deu quando fez o vídeo com os indianos e a placa de ódio aos judeus. Por conta da publicidade do vídeo, os indianos que seguraram a placa perderam seus empregos, ao que o youtuber afirmou não ter responsabilidade nenhuma sobre o que aconteceu com eles por conta do vídeo.
Apesar do Youtube ainda não ter tomado nenhuma medida contra o canal de Kjellberg, eles pararam de transmitir anúncios em alguns dos vídeos nazistas. Se o Google suprimisse todo e qualquer anúncio de seu canal, o impacto seria grande demais nas receitas.