Animais Fantásticos | Fãs acusam franquia de misoginia por escalar atriz asiática para viver Nagini
A franquia Animais Fantásticos, em sua tentativa de expandir o universo Harry Potter, tem dado o que falar. A mais recente polêmica foi a revelação nos trailers de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald que a serpente de Voldemort, Nagini, era o tempo inteiro uma humana, interpretada no longa pela atriz sul-coreana Claudia Kim.
Nagini fora apresentada como a serpente mascote de Voldemort que o acompanhou até o confronto final, onde foi morta por Neville Longbottom. Agora, de acordo com J.K. Rowling, a personagem seria na verdade uma Maledictus, pessoa que traz consigo uma maldição.
A “revelação”, que tem sido recebida pelo fandom como um enorme retcon está sendo alvo de diversas críticas, incluindo o fato de terem escolhido uma atriz não-branca para representar um papel “objetificador”.
“Nagini was a human woman all along“ really is a bold addition to JK Rowling’s list of post-series canon retcons. https://t.co/H3TsQplrwR
— Gavia Baker-Whitelaw (@Hello_Tailor) 25 de setembro de 2018
“Vamos transformar, de maneira retroativa uma mulher de cor em um objeto da posse de um homem branco inspirado nos nazistas.”
“‘Nagini é uma humana o tempo todo’ é uma adição ousada à lista dos retcons pós-série de J.K Rowling.”
Full disclosure: I never watched the Fantastic Beasts movies and don’t intend to. But in addition to Johnny Depp, the revelation that Nagini is actually a human woman (with an Asian actress cast in the role) cursed to become a snake is…a racist, misogynist disaster. ¯\_(ツ)_/¯
— Kelly Van Sant (@bookishchick) 26 de setembro de 2018
“Eu nunca assisti a Animais Fantásticos e nem pretendo. Mas, em adição a Johnny Depp, a revelação de que Nagini é na verdade uma humana (com uma atriz asiática no papel) amaldiçoada para virar uma cobra é… um desastre racista e misógino.”
J.K Rowling, que produz e é responsável pelo roteiro do filme, veio a público defender as suas escolhas.
The Naga are snake-like mythical creatures of Indonesian mythology, hence the name ‘Nagini.’ They are sometimes depicted as winged, sometimes as half-human, half-snake. Indonesia comprises a few hundred ethnic groups, including Javanese, Chinese and Betawi. Have a lovely day 🐍
— J.K. Rowling (@jk_rowling) 26 de setembro de 2018
“As Nagas são criaturas mitológicas da Indonésia em forma de serpente , por isso o nome ‘Nagini’. Elas às vezes são representadas com asas, às vezes meio-humanas. Indonésia possui diversos grupos étnicos, incluindo os javaneses, chineses e betawi. Tenha um ótimo dia.”
Ao explicar a origem da criatura que inspirou Nagini, Rowling justifica a etnia da atriz escalada, mas não consegue justificar o motivo do retcon na história. A autora atualmente é conhecida por suas constantes inserções tardias no cânone de Harry Potter através de tweets e do seu portal dedicado, Pottermore.
Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald chegam aos cinemas em novembro.