Animais Fantásticos 2 | Quem é Aurelius Dumbledore?

Aviso: Este artigo contém SPOILERS de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald já estreou e trouxe mais perguntas do que respostas. Em seu final impactante, ficamos sabendo o verdadeiro nome de Credence Barebone, Aurelius Dumbledore.

Contudo, a descoberta não veio acompanhada de mais detalhes, o que ainda deixa espaço para diversas dúvidas em relação ao seu parentesco com Alvo Dumbledore. Assim, fica a pergunta “Quem é Aurelius Dumbledore” (ou Aurélio Dumbledore) e declaramos aberta a sessão de teorias acerca das origens do personagem e de onde este se encaixaria na árvore genealógica da família Dumbledore.

Grindelwald deixa subentendido que Aurelius seria irmão de Alvo. Contudo, o termo irmão pode ser amplo e não necessariamente significar que os personagens tenham os mesmos pais. A existência de mais um Dumbledore representa um grande retcon no cânone, algo que não costuma agradar muitos fãs. Assim, consideramos diversas outras possibilidades que possam se encaixar bem ao cânone.

Então, para oferecer um alento àqueles que saírem das sessões de cinema sem entender nada, separamos aqui as teorias que surgiram até o momento. Mas antes, um pouco de contexto.

Sobre Alvo Dumbledore

Alvo Dumbledore é filho de Percival e Kendra Dumbledore. Ele teve dois irmãos, Ariana e Aberforth. Enquanto seu pai morreu na prisão de Azkaban, a sua mãe morreu em decorrência de um acidente ocasionado por sua irmã e o descontrole de sua magia reprimida.

Os irmãos de Alvo Dumbledore tiveram certa relevância na saga Harry Potter. Aberforth ajudou Harry e seus amigos durante a segunda guerra bruxa, que culminou no conflito entre Harry e Voldemort. Já Ariana foi mencionada nos livros enquanto Aberforth explicava a origem do relacionamento entre Alvo e Grindelwald e como o posterior conflito entre os dois resultara na morte de Ariana.

Teorias ainda indicam que o fato de Ariana Dumbledore ter suprimido a sua magia, possa tê-la levado a se tornar uma obscurus (Confira a teoria).

Estes são todos os integrantes da família Dumbledore listado nos livros já lançados. Assim, a revelação de um novo membro da família pode ter deixado muitas pessoas confusas, uma vez que não há qualquer menção de um irmão perdido de Dumbledore ou qualquer outro parente distante.

Por conta disso, as teorias começam a surgir e aqui vai algumas.

Aurelius Dumbledore é filho de Ariana Dumbledore e Grindelwald

Um das teorias indicam que Aurelius poderia ser na verdade filho de Ariana com Grindelwald. Antes de sua morte, Ariana tinha 14 anos, que apesar de ser muito nova para ser mãe, não é algo impossível. Este fato também poderia explicar como a relação entre Dumbledore e Grindelwald tornou-se tão instável.

É possível que os dois irmãos, Alvo e Ariana, estivessem apaixonados por Grindelwald, que apenas os queria manipular. Desta relação, Ariana engravidaria e daria à luz o suposto Aurelius, sendo este um dos motivos para Aberforth confrontar Grindelwald, desencadeando a cadeia de eventos que levaria ao duelo entre Dumbledore e Grindelwald que resultou na morte de Ariana Dumbledore, que poderia ter se sacrificado tentando proteger Grindelwald.

Assim, Alvo e Aberforth teriam enviado o bebê para adoção nos Estados Unidos, onde viria a ser trocado por outro bebê, Corvus Lestrange.

O fato de ambos, Ariana e Aurelius, serem obscuriais também corrobora a conexão entre os dois. Além de trazer uma importância ainda maior para o personagem, uma vez que Ariana representa uma cicatriz profunda nos personagens.

A cada filme a personagem vem ganhando mais importância. Em Animais Fantásticos e Onde Habitam, Ariana fora objeto de especulação por conta da natureza do obscurus e dos relatos de sua morte. Agora, a possibilidade de existir um filho perdido da bruxa, aumentaria ainda mais a sua relevância.

Vale ressaltar que Ariana Dumbledore morreu em 1899 e os filmes da franquia Animais Fantásticos se passam por volta do ano 1926, o que colocaria Aurelius com mais ou menos 27 anos, idade próxima a que o personagem aparenta ter.

Aurelius Dumbledore é filho de Percival Dumbledore

Percival Dumbledore fora mandado para Azkaban ao proteger sua filha, Ariana, do ataque de alguns trouxas que a intimidaram por conta de sua mágica. Este foi o evento que levou a jovem bruxa a tentar suprimir os seus poderes.

Por conta disso, acredita-se Percival passou o resto da sua vida na prisão. Contudo, o dado é amplo e pode dar margem para que o bruxo tenha tido mais algum filho antes de sua morte.

Assim, Aurelius Dumbledore, seria o terceiro irmão de Alvo Dumbledore.

Aurelius Dumbledore é filho de Aberforth Dumbledore

Outra possibilidade considerada é que Aurelius seja filho de Aberforth. O irmão mais novo desempenhou um papel importante no conflito entre Grindelwald e Dumbledore, especialmente por nunca ter gostado do bruxo que acompanhava seus irmãos.

Contudo, apesar de ser uma possibilidade, não existe embasamento suficiente nos livros para que uma teoria concreta seja feita em relação ao parentesco.

Aurélio Dumbledore é filho de Honória Dumbledore

Uma personagem que raramente é lembrada é Honória Dumbledore, tia de Alvo que nunca se casou. Contudo, há informações de que ela tenho sido noiva durante um tempo de um funcionário do Ministério da Magia. (Os Contos de Beedle, O Bardo)

É possível que Rowling insira algumas novas informações em sua história, como uma gravidez antes de seu término, ou alguma nova relação de modo a tornar Aurélio Dumbledore em um primo de Alvo e seus irmãos.

Grindelwald está mentindo

Por se tratar de um vilão e uma pessoa cujo histórico mostra não ser confiável, devemos sempre considerar a possibilidade dele estar mentindo. Contudo, o fato de uma fênix (Fawkes?) estar presente parece corroborar a versão de Gerardo.


À medida que novas teorias ganhem força, iremos complementar o artigo.

De todo modo, as chances de que J.K Rowling tenha que fazer um retcon (alterar elementos existentes de uma história) para encaixar Aurelius são bem grandes, o que é uma pena. A saga Harry Potter consagrou a autora por entregar uma história amarrada do início ao fim, onde elementos apresentados no início ajudaram a compor o desfecho de uma forma extremamente coesa.

Só nos resta aguardar e especular até lá.

Os Perigos de se Expandir um Universo Fictício

Crítica | Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald

Compartilhe isso: