Análise | Amazon Fire HD 8
É sempre um desafio encontrar aparelhos eletrônicos de qualidade e com preços acessíveis em terras tupiniquins. Nós, que sofremos com inflação, alta do dólar, mercúrio retrógrado, e tantas outras variáveis, estamos sempre lutando para ter acesso a bons itens sem que precisemos nos apertas por meses.
Assim, se o intuito for ler livros, quadrinhos e mangás, assistir filmes, séries e Youtube e jogar um joguinho ou outro (apps ou Game Pass), o tablet Amazon Fire HD 8 é uma solução que atende ao público tanto em sua qualidade quanto em seu valor.
Da maratona à jogatina
O Amazon Fire HD 8 suporta todos aplicativos de streaming oficiais (e os não oficiais também, como o Stremio) disponíveis para Android e suas 8 polegadas oferecem uma experiência confortável para assistir vídeos em qualquer lugar.
Com uma bateria que pode durar at´e 12h, o tablet tem autonomia para segurar o entretenimento em diversas ocasiões, sem deixar o usuário tenso com medo de ficar na mão.
Um mundo de possibilidades
Com um sistema operacional próprio da Amazon, o Fire OS, o Fire HD8 vem faltando alguns aplicativos essenciais para quem está acostumado a utilizar android, como a Play Store. No entanto, este obstáculo pode ser facilmente contornado com a instalação da loja oficial da Google.
Por ser um sistema baseado no Android, o sistema do tablet também oferece suporte à maioria dos aplicativos disponíveis para o sistema operacional, podendo facilmente instalar os apks desejados diretamente ou através da Play Store. Assim, é possível ter acesso ao conteúdo oferecido em aplicativos oficiais e paralelos.
Leitura no tablet
Com 8 polegadas, a tela do Fire HD 8 é excelente para leitura de quadrinhos, mangás e documentos em PDF. A tela é nítida e ampla o suficiente pra deixar não perder detalhes. Existem aplicativos que podem ser instalados (Tachiyomi, Mangabird) que permitem o acesso a um catálogo gigantesco de obras.
Já para ler livros, o tablet pode atender, no entanto não vai chega perto da experiência que é ler em um Kindle, tablet totalmente voltado para a leitura de livros digitais que utiliza da tecnologia e-ink, que torna muito mais confortável o uso prolongado para leitura de textos.
Porquê tão barato?
Para conseguir praticar o preço baixo, a Amazon usou de subsídios veiculando propagandas na tela bloqueada do tablet. Assim, incialmente não é possível colocar um papel de parede na tela bloqueada. Nos países onde o tablet é vendido oficialmente, é possível pagar um valor para se livrar destes anúncios.
No entanto, é possível entrar em contato com o suporte da Amazon e comunicar que por residir no Brasil você não tem interesse nos anúncios e que não tem a opção de pagar para retirá-los e assim eles podem efetuar a retirada. Contudo, eles não chegam a atrapalhar a experiência.
Jogar no Fire HD 8
Vale começar dizendo que se o seu foco principal é jogar, este talvez não seja o tablet ideal. No entanto, para um tablet que custa em torno de R$500 (já custou menos, varia sempre por conta do dólar), ele possui uma performance bem aceitável.
Em nossos testes utilizamos mais o Game Pass Cloud Gaming, serviço da microsoft que permite jogar jogos em nuvem e com uma boa conexão foi possível jogar tranquilamente jogos robustos. Já para jogos baixados via android, o tabet suporta jogos mais leves (pubg, free fire), mas pode sofrer um pouco com jogos mais pesados.
Conclusão
O Amazon Fire HD 8 é a definição de Bom, Bonito e Barato. Com vasto suporte a todo tipo de consumo de conteúdo e possibilidade de uso de bibliotecas paralelas em demais aplicativos disponíveis em apk, este tablet é uma excelente escolha pra quem quer gastar pouco sem abrir mão de qualidade.
Vale ressaltar também a resistência do aparelho, que no toque já passa a impressão de ser um produto bem feito e com materiais de qualidade acima do esperado. Não se trata daqueles produtos leves que podem quebrar na primeira queda, o que torna uma boa escolha também como tablet para crianças.
O aparelho não é vendido oficialmente pela Amazon no país, mas ele pode ser adquirido em diversos sites de marketplace pelo valor médio de R$500, podendo variar de acordo com a cotação da moeda.