88Mph | World Cup 98 – O primeiro game ‘simulador’ de Copa do Mundo

Recentemente a Eletronic Arts lançou uma atualização para o game FIFA 18 onde é possível jogar com qualquer uma das 32 seleções classificadas para o maior evento do futebol mundial e ainda conta com os 12 estádios que sediarão os jogos.

Entre uniformes oficiais, todos os nomes dos jogadores e rostos muito fiéis, incluindo características personalizadas como tatuagens e cortes de cabelo exóticos, na versão brasileira ainda temos a narração de Tiago Leifert com novas falas exclusivas.

Há 20 anos atrás, a empresa foi pioneira ao lançar pela primeira vez um game dedicado ao evento. World Cup 98 foi lançado para PSX, Nintendo 64, Game Boy e PC.

O jogo também trazia as 32 seleções classificadas à Copa com todos os nomes dos jogadores licenciados e com gráficos relativamente bons para a tecnologia da época. Contudo, o jogo deixou muito a desejar na jogabilidade e certamente essa foi uma das principais razões para o baixo índice nas vendas.

O jogo trazia um modo bem interessante, o World Cup Classics. Nele era possível reeditar algumas das finais mais clássicas da história das Copas. Entre elas tínhamos 3 que envolviam o Brasil: 1950 (contra o Uruguai), 1962 (contra a Tchecoslováquia) e 1970 (contra a Itália). Além dessas, também era podia-se tentar mudar a história das finais de 1930, 1938, 1954, 1966, 1974 e 1982. Claro que todos os jogadores envolvidos nos jogos originais também estavam lá, portanto, pela primeira vez até então, seria possível jogar com Pelé, Jairzinho, Rivelino, Puskas e Cruyff, entre outras lendas do futebol.

O game também trazia o mascote oficial da Copa da França, o galinho Footix, e trazia uma trilha sonora contagiante e chiclete. Confira um pouco dos dois aí na intro do jogo no vídeo abaixo:

Apesar de ser um jogo divertido, como dito anteriormente, World Cup 98 teve seus problemas e isso acabou resultando em baixas vendas. Mas serviu de experiência para a EA que desde então lançou um jogo exclusivo para cada Copa do Mundo sempre procurando melhorar a cada novo lançamento. O primeiro que veio como atualização, entretanto, foi o desse ano. Agora, com o advento da internet de alta velocidade mais acessível para praticamente todos gamers, não é mais necessário comprar um jogo separadamente para ter o simulador da Copa quando já se tem o FIFA do ano em que ela se realiza.

Aqui, torcemos para que na vida real a seleção brasileira de futebol, assim como a EA fez, não repita o mesmo desempenho que a seleção de 20 anos atrás e, no fim, se sagre hexa campeã. Pra fechar, confira um pequeno gameplay de World Cup 98 para Nintendo 64:

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *