88MPH | Os Oscars de 10 e 20 anos atrás

Nesse Domingo, dia 04 de Março de 2018, acontece a 90ª edição da Entrega dos Prêmios da Academia, ou, no popular, o Oscar. Nesta edição, temos o filme A forma da Água indicado em 13 categorias, além de filmes de super-heróis (Logan e Os Guardões da Galáxia vol. 2) concorrendo em categorias importantes. Ademais, temos Greta Gerwig indicada ao prêmio na categoria melhor direção, sendo apenas a quinta mulher a concorrer na categoria. Pode parecer pioneirismo em diversos aspectos, mas se voltarmos um pouquinho no tempo para dez e vinte anos atrás, podemos ver algumas outras premiações que também foram bem curiosas.

Oscar 2008

O principal vencedor dessa edição foi Onde os fracos não têm vez, levando 4 das principais categorias: melhor filme, melhor direção, melhor roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante. O filme é considerado até hoje a melhor produção dos Irmãos Coen. Mas Juno também merece destaque, pois a princípio, poderia ser considerado um filme bobo, sem nada de especial para o público comum. Contudo, além de ser muito apreciado pela crítica especializada, a produção teve uma bilheteria 10 vezes maior do que seus custos. Mas o mais interessante sobre esse filme é que seu roteiro foi escrito por Diablo Cody, uma ex-stripper e atendente de tele-sexo que estreava como roteirista naquele filme. E venceu como melhor roteiro original. É válido ressaltar que 4 dos 10 roteiros indicados a melhor roteiro, seja original ou adaptado, foram escritos por mulheres. Da mesma forma, também foi pioneiro o fato do Oscar de Marion Cotillard ter sido o primeiro prêmio de atuação atribuído a um filme de língua francesa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outro destaque fica por conta dos irmãos Affleck, já que Ben havia conseguido sua segunda indicação na categoria de roteirista por Medo da Verdade (Gone baby gone), e que foi estrelado por seu irmão Casey, que, curiosamente, concorreu ao prêmio de melhor ator coadjuvante no mesmo ano por outro filme (O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford). Outra curiosidade a respeito de indicações fica por conta de Cate Blanchett, que foi indicada pela segunda vez para o prêmio de melhor atriz pelo mesmo papel: a Rainha Elizabeth (ela já havia sido indicada no filme da monarca de 1998).

Finalizando as curiosidades a respeito dessa premiação, nesse ano estava acontecendo uma greve dos roteiristas. Devido a esse fato, a cerimônia poderia ser afetada, sendo que não ocorreria uma festa, mas sim somente a anunciação dos vencedores. Mas um acordo entre os roteiristas e os produtores de televisão e cinema fez com que terminasse a greve e a cerimônia acontecesse.

Oscar 1998

Assim como na edição de 10 mais tarde, essa edição também teve um filme que recebeu muitas indicações: Titanic, que recebeu 14 indicações e venceu 11 destas. Apesar de ter vencido duas das mais importantes categorias (melhor filme e melhor direção), não levou nenhuma das duas relacionadas a interpretação. E o mais interessante é que os dois principais (melhor ator e melhor atriz) foram para o mesmo filme, filme este que era uma comédia: Melhor é Impossível.

Titanic ainda teve outra curiosidade envolvendo indicações: pela primeira vez duas mulheres foram indicadas por interpretar a mesma personagem no mesmo filme: Kate Winslet e Gloria Stuart, por Rose (jovem e idosa, respectivamente).

O filme ainda além de igualar o recorde de prêmios em 11 estatuetas com Ben-Hur, foi o primeiro a ultrapassar a marca de 1 bilhão de dólares na bilheteria pelo mundo. Entretanto, assim como Ben-Hur, Titanic não levou o prêmio de melhor roteiro original, sendo que o filme de James Cameron sequer foi indicado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Contudo, outras produções tiveram destaque naquele ano. A principal foi Gênio Indomável, que teve 9 indicações e venceu 2 destas: melhor ator coadjuvante (Robin Williams) e melhor roteiro original. O roteiro em questão foi escrito por Matt Damon em parceria com Ben Affleck, que como dito anteriormente, viria a ser indicado em categoria similar dez anos depois, mas dessa vez sem sucesso.

Para encerrar as curiosidades, nesse ano o vencedor na categoria Maquiagem, o vencedor foi MIB – Homens de Preto, juntando-se a outros filmes que considerados ‘nerd’ a vencer nessa categoria, como Beetlejuice e O Exterminador do Futuro 2.

Como é possível notar, citando apenas duas edições anteriores, podemos ver fatos curiosos e até certas semelhanças entre si e a atual edição. Será que nesse ano teremos surpresas ou fatos que se tornarão históricos? Será que 10 anos nos lembraremos dessa edição por algum fato curioso?

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *