88Mph | Os 45 anos de Sheer Heart Attack, do Queen

Há 45 anos, se você perguntasse a qualquer pessoa no redor do mundo quem era Freddie Mercury ou se ela já tinha ouvido a banda Queen tocar, provavelmente ela não saberia do que você estivesse falando. Mesmo na Inglaterra, país natal da banda, também seria difícil encontrar pessoas que já tivessem ouvido o som do quarteto. Até aquele ano, a banda já tinha lançado 2 discos, o Queen e o Queen II, que alcançaram um sucesso razoável, e que apesar de tocar nas rádios locais e fazer show ao redor do país, ainda sim não eram tão conhecidos e não estavam nos pedidos do público para as rádios como favoritos.

Hoje em dia, se você perguntar a qualquer pessoa em qualquer lugar quem foi Freddie Mercury, ela já vai saber te responder que ele foi o vocalista de uma das maiores bandas de rock da história e vai saber diversos sucessos da banda londrina. Mas naquele momento, mesmo com dois discos lançados, era difícil imaginar que a banda chegaria nesse status de hoje, ainda mais pensar que um dia a banda teria um filme que contaria a sua história e de seus membros, levando diversos prêmios, incluindo Oscar, que naquela época já tinha todo o prestigio de hoje. Mas a carreira da banda só mudou e alavancou, iniciando o sucesso que hoje nós já conhecemos, por causa de uma música em especifico.

Killer Queen, primeiro single do que em breve seria o terceiro disco da banda, Sheer Heart Attack, foi o responsável por lançar a banda na popularidade e no mainstream, não só no Reino Unido, mas ao redor do mundo. A musica chegou a segunda posição das paradas britânicas e o décimo primeiro lugar da Billboard nos EUA. A letra é sobre a vida de prostituta de alta classe e contem um solo de guitarra que é considerado um dos mais originais da história do rock e sempre está presente em listas de melhore solos de guitarra.

O sucesso da musica abriu as portas para o terceiro disco, que foi lançado em 8 de novembro de 1974 pela EMI. O disco ainda trazia outra musica que se tornou um clássico após o lançamento, Now I’m Here. Diferente do som progressivo dos dois primeiros discos, Sheer Heart Attack trouxe musicas com um rock mais tradicional e foi o ponto de partida do que seria o som futuro da banda. Ele é extremamente reconhecido por ter um excelente som de guitarras do hard rock e sempre é listado como um dos álbuns essenciais do glam rock.

Com o lançamento do disco, o Queen deu inicio a sua primeira turnê mundial, que durou de 10 de outubro de 1974 até 1°. de maio de 1975, incluindo 77 shows ao redor do mundo para divulgar o novo álbum. Com o sucesso do Queen, bandas de renome participaram abrindo o shows da banda inglesa, como o Kansas e o Styx. Alem das canções em posições altas das paradas de sucesso e a grande exposição e sucesso da banda, o disco apresentou ótimos números de vendas, alcançando o disco de platina no Reino Unido e o disco de ouro nos EUA. Até hoje o álbum é lembrado em listas e premiações como um dos melhores discos da história do rock.

O disco foi responsável por iniciar o sucesso mundial da banda e abrir portas para o próximo álbum, A Night at the Opera, que traz a musica que é considerada por muitos como a melhor musica da banda e da história do rock, Bohemian Rhapsody, e alavancar a banda ao posto de uma das melhores bandas de rock da história, como hoje nós conhecemos. Mas tudo isso só foi possível depois de um single, uma composição, que tornou conhecida a banda de Mercury e o grande vocalista que ele era.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...