30 anos de Metal Gear: A franquia que criou um gênero

Metal Gear, game lançado no dia 07 de julho de 1987 para o MSX inspirado nos grandes filmes de ação e espionagem dos anos 80, como 007 e outros. Contudo, apesar de seu sucesso, este game ainda estava longe de ser o jogo revolucionário em que se transformou ao longo das décadas, apesar de já trazer uma história densa e personagens interessantes.

Após mais um game para o NESMetal Gear 2, a franquia cravou o seu nome no panteão de jogos icônicos com o lançamento para Playstation, Metal Gear Solid (1998). Se passando anos após os games anteriores, com um personagem mais maduro, uma história muito mais rica e complexa, o game marcou uma geração.

Com uma mistura de câmeras, semelhantes à plataformas anteriores, com imagens horizontais e de cima do personagem, Metal Gear Solid trouxe toda uma dinâmica que não existia até então, apresentando o mundo a um moderno jogo Stealth. Obviamente, os primeiros games já traziam pinceladas do que seriam o gênero, no entanto, a coisa apenas tomou a devida forma no PSX.

Quem nunca se escondeu dentro das famosas caixas de papelão ou atrás de paredes para não chamar a atenção das forças inimigas? Hideo Kojima, criador da franquia, sempre soube mesclar bastante as temáticas de espionagem e humor, muito como os filmes de James Bond, em especial da era Roger Moore, franquia que o criador é fã confesso. Como se não bastasse a invenção de todo um novo gênero de games, o grande “pai” da franquia foi além, quebrando a quarta barreira do jogador, dialogando com ele, e trazendo suas ações externas, fora do videogame, como efetivas e importantes para o jogo em si.

O bizarro encontro com Psycho Mantis é, certamente, uma das lembranças mais emblemáticas de quem jogou o game na época. O segredo para derrotar o vilão era plugar o o controle na segunda entrada para evitar que o vilão preveja nossos movimentos. Para deixar ainda mais sinistro, o vilão acessava o memory card e e citava jogos que você tinha jogado (especialmente os da Konami). Momentos curiosos e divertidos da criativa mente de Hideo Kojima.

Contudo, não existe jogabilidade ou criatividade que faça um jogo ser um dos maiores de todos sem uma história que honre o produto, e a história de Metal Gear é uma das mais elaboradas de todas as grandes franquias de games. Talvez até elaborada demais, dada a sua complexidade. Com espionagem, clonagens, política e ação, os argumentos de Hideo Kojima criam uma cronologia extensa e bem complexa, na qual até George Lucas e sua linha temporal de Star Wars ficariam com inveja.

Para falar sobre o enredo, protagonistas e vilões, teríamos de passar dias lembrando cada um destes. Com jogos protagonizados por Snake, Raiden e Big Boss, a franquia Metal Gear sempre apresentou vilões tão bons quanto seus heróis. Além do já citado Psycho Mantis, não podemos deixar de citar Revolver Ocelot, já eleito o melhor vilão da história dos vídeo-games, The Boss, uma das personagens mais interessantes já criada e Liquid Snake, o misterioso irmão de Solid Snake.

Metal Gear é emocionante e marcante, passando por quase todas as gerações de vídeo games. A franquia acumula 11 jogos e está eternamente na memória de milhares de fãs de games.

Com a saída de Kojima da Konami, dificilmente teremos alguma produção nova para acrescentar algo à trama. O próximo lançamento da franquia será Metal Gear Survive, game que parece mais adepto ao estilo de Zumbis do que o Stealth que tornou a franquia famosa.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

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