10 razões para você conhecer Sons of Anarchy
Entre um lançamento e outro, muitas vezes deixamos passar alguns seriados interessantes. Dentre estas séries que passam sob o nosso radar, é comum encontrarmos coisas realmente preciosas.
Por conta disso, trouxemos a indicação de Sons of Anarchy – uma das melhores séries já feitas.
Criada por Kurt Sutter e lançada em 2008, Sons of Anarchy é uma série que conta a vida de um clube de motociclistas de uma cidade fictícia na Califórnia, Charming. A série teve seu final memorável em 2014 após sete temporadas de intrigas, vinganças e muita violência.
Por se tratar de uma série finalizada, a experiência de acompanhar suas temporadas sem hiatos torna a experiência ainda mais intensa, o que só a torna uma recomendação mais forte. Deste modo, listamos 10 motivos para convencê-los a assistir essa obra-prima.
01 – Trilha Sonora
A trilha sonora é uma experiência marcante para quem assiste a série, afinal Sons Of Anarchy é de uma sonoridade incrível.
Os episódios são compassados com as músicas, e a trama se amolda à musicalidade. Dos episódios mais violentos aos mais leves, o telespectador flutua na vibe da série através da músicas.
Característica marcante da série também é o encerramento de alguns episódios com takes acompanhados de música. Os mais curiosos vão perceber que as letras não são aleatórias, ao contrário, elas casam com o que está acontecendo na série.
A trilha tem em média 50 canções por temporada. São canções de diversos artistas, em sua maioria rock, country e folk.
Vale também mencionar as versões de canções clássicas, como Bohemian Rhapsody (Queen), Can’t Help Falling in Love (Elvis Presley) e tantas outras, que são reimaginadas especialmente para a série, e em sua maioria feitas pela parceria entre a banda White Buffalo e Forest Rangers.
Para ser ainda mais sensacional, além dessas várias adaptações de clássicos feitas especialmente para série, temos algumas canções na voz de personagem. Katey Sagal que interpreta a personagem Gemma Teller entoa diversas canções ao longo da série.
Chame atenção, também, que cantor Ed Sheeran já deixou claro gostar desse universo de séries. Se você acha que a aparição dele na sétima temporada de Game Of Thrones define isso, está enganado. Sons Of Anarchy conta com uma belíssima canção de Sheeran, Make it Rain, que veio compassar um dos episódios mais marcantes da série.
Se boas músicas te embalam, essa definitivamente é sua série.
02 – Motos
Para quem é amante de motos e velocidade, a série é um prato cheio, já que o plano de fundo da série nada mais é do que um motoclube. Interessante notar que os modelos da motos estão intrisecamente ligadaos aos traços de cada personagem. Fica ainda mais claro quando olhamos os modelos de motos de outros clubes como os Mayans e seus guidons altos ou os Grim Bastards com suas motos mais modernas. Fato é, os amantes de motos também são amantes de SOA, porque não dá pra separar uma coisa da outra.
03 – Dilema Moral
Antes de Game of Thrones, Sons of Anarchy já conseguia deixar seus fãs tensos no que se trata da relação entre o bem e o mal. A série não nos traz um maniqueísmo as claras. Nessa série não existe mocinho ou bandido, todos os personagens são tons de cinzas. O telespectador se vê intrigado nesse misto de amor e ódio pelo mesmo personagem. Aprendam duas coisas em Sons Of Anarchy: tudo é mutával e toda moeda tem duas faces.
O personagem principal Jax Teller é personificação da convivência entre bem e mal. Dividido entre ser um bom pai e marido e ao mesmo tempo ser membro de um clube de criminosos, Jax é o espelho de toda a série. Afinal, nos afeiçoamos a esses bandidos de alguma forma porque vemos neles traços de humanidade.
04 – Katey Sagal
Interpretada por Katey Sagal, Gemma Teller é uma das personagens mais interessantes da série (ou de todas as séries). Ela é praticamente o fio condutor de toda a trama. Em uma série em que a maioria dos personagens são homens, ela consegue se manter em uma posição de destaque. Mesmo sendo uma old lady (mulher de um membro do clube), Gemma, de uma forma ou de outra, controla o rumo do Clube.
Então, se você acha que a série gira em torno de homens pilotando, enganou-se mais uma vez. A série se conduz através do matriarcalismo de Gemma, que envolve todos os personagens sob esse manto de proteção, amor, segredos, mentiras e vinganças.
A atriz é esposa do criador do show, Kurt Sutter, e ficou conhecida pela série Um Amor de Família do final da década de 80 até o final de 90. Recentemente, ela também participou de The Bing Bang Theory, onde interpretou a mãe de Penny.
Acredite, Gemma Teller é um espetáculo à parte.
05 – Amizade
Entender Sons Of Anarchy enquanto clube é entender que os laços de sangue estão abaixo do que os laços do clube. No decorrer da série, você vai perceber que família e clube se fundem em um só.
Um dos pontos fortes da série é a relação entre Jax Teller (Charlie Hunnam) e Opie (Ryan Hust). Ambos cresceram dentro do motoclube, filhos de dois dos fundadores, acabaram se tornando irmãos e extremamente leais um ao outro. Impossível assistir essa série sem se afeiçoar a essa relação de lealdade.
06 – Violência e sexo
Tirem as crianças da frente da Tv!! Definitivamente essa não é do tipo de série para assistir no domingo com a família – a depender do tipo de família que você tenha. Sons Of Anarchy é marcada por cenas de extrema violência, cenas viscerais, beirando um realismo inacreditável.
Para não ficar fora do combo, a série também exibe cenas de sexo e nudez, sem contudo, ter um tom apelativo. O incrível de Sons Of Anarchy é que por mais violenta ou explícita que possa ser, as coisas na série acontecem sempre espontaneamente, sem hipérboles.
07 – Participações especiais
A série tem participações de pessoas famosas interpretando personagens bem interessantes e que nunca são gratuitos. Independente da fama, os personagens quando entram no mundo de Sons of Anarchy conseguem se misturar muito bem na trama, a ponto de não ser apenas uma aparição pra chamar atenção.
Dois famosos que fazem parte da lista de aparições são o cantor Marilyn Mason e o mestre dos livros de horror Stephen King, fã declarado da série.
08 – Romance de Tara e Jax
Para alguns a violência é o chamariz, para outros a trama, mas também existem aqueles que são atraídos por uma boa história de romance. Neste quesito Sons of Anarchy também não falha.
A relação entre Jax Teller, o protagonista, e Tara Knowles (Maggie Siff) não demora em mostrar que nada é simples na série, e até o romance que poderia ser “padrão” tem sua dose de visceralidade.
A evolução dos personagem ao longo das temporadas transforma a relação de maneira orgânica e crível, levando os dois a situações tensas e intensas.
09 – Ron Pearlman
Que Ron Pearlman (Hellboy) é fantástico nós já sabemos. Mas, em Sons of Anarchy, ele merece parabéns.
Pearlman interpreta o líder do Moto clube e padrasto de Jax, Clay Morrow. Seu personagem é intenso e sua moral questionável.
Clay é um dos personagens que mais faz o espectador se questionar sobre o certo e o errado, pois ao mesmo tempo que você compreende os seus motivos você o julga por suas atitudes. Entender Clay enquanto personagem é entender como o poder pode corromper e ao mesmo tempo subjugar o homem. A frase “Os fins justificam os meios” nunca vai fazer tanto sentido para você”. E em Sons Of Anarchy parece que essa sucessão de poder é amaldiçoada.
10 – Spin Off dos Mayans
Por último, mas não menos importante, temos um Spin Off da série a caminho. A nova série tem como foco os Mayans, que são um motoclube rival dos Sons of Anarchy. A série também está sendo escrita por Kurt Sutter e as filmagens estão começando.
Além de um excelente entretenimento, Sons of Anarchy vai além entregando uma trama densa, recheada de camadas, com atuações brilhantes e um arco narrativo muito bem construído.
Tendo como maior inspiração a peça de Shakespeare, Hamlet, a série consegue transpor a classe e a poesia da obra para um mundo cheio de violência, visceralidade, segredos, retaliações, sem perder sua classe e seu impacto.
Pode soar pretensioso, mas garantimos que você não se arrependerá de dar uma chance a esta série.
Falamos também sobre ela em nosso P2Cast sobre séries, confira!