10 filmes que mostram que a escola pode ser um lugar legal

Com mais um período de férias terminando, temos que admitir que apesar de muitas reclamações, a escola é um dos lugares onde mais vivemos aventuras ao longo das nossas vidas. O mundo do cinema sabe disso e usa muito bem este elemento, nos trazendo alguns filmes bem bacanas neste mundo rodeado de professores, amigos e inimigos.

Para comemorar o retorno às aulas, preparamos uma pequena lista com grandes filmes que se passam na escola ou que a tenham como um elemento relevante.

Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off)



Não podemos falar de filme sobre escolas sem citar Curtindo a Vida Adoidado. O filme que conta a história de Ferris Bueller, um aluno que decide tirar um dia de folga da escola com a namorada e seu amigo, é um dos filmes mais importantes da cultura pop da década de 80.

O filme, lançado no ano de 1986, dirigido por John Hughes e estrelado por Mathew Broderick, é um clássico celebrado até hoje.

Clube dos Cinco (The Breakfast Club)

Dirigido por Jonh Hughes e lançado no ano de 1985, Clube dos Cinco é um filme que fala sobre as diferenças entre as pessoas de diferentes contextos em um mesmo colégio. O longa conta a história de 5 adolescentes de diferentes grupos que ao cometerem pequenos delitos são colocados na detenção, tendo que passar um sábado juntos na escola escrevendo uma redação sobre quem eles são. Durante a punição eles percebem que, apesar de tudo, eles não são tão diferentes.

O filme é estrelado por ídolos teens da década de 80 como Emilio Estevez, Anthony Michael Hall, Judd Nelson, Molly Ringwald e Ally Sheedy, Paul Gleason e John Kapelos.

Te Pego Lá Fora (Three O’Clock High)

A década de 80 teve diversos filmes com a temática escolar, este foi lançado no ano de 1987. Conta a história de Jerry Mitchell, um aluno que participa do jornal da escola e que precisa entrevistar Buddy Revell, um outro aluno do colégio com fama de mau. Durante a entrevista, Revell irrita-se com Jerry e o desafia para uma briga, deixando o rapaz apavorado.

Dirigido por Phil Joanou, o  filme foi inspirado em um velho oeste lançado nos Estados Unidos em 1952 chamado High Noon, que mostra a trama de um velho xerife desafiado para um confronto às 3 da tarde. Atualmente o longa é considerado cult, mas quando lançado não teve grandes marcas de bilheteria.

Prova Final ( The Faculty)

Saindo um pouco o campo das comédias adolescentes oitentistas, vamos para a década de 90. Em uma época onde o filme Pânico (Scream) abriu caminhos para uma série de filmes de terror com temática teen e repletas de serial killers, esta foi a tentativa de inovação trazendo um filme que se passa em uma escola sob ameaça de invasão alienígena.

O herói da vez é Casey Connor interpretado por Elijah Wood (nosso eterno Frodo) que percebe que seus professores e colegas de classe estão se comportando de forma estranha e acaba criando um grupo que tenta combater a ameaça alienígena que mudou todos ao redor.

Além de Elijah, temos outros atores famosos no elenco como Jordana Brewster (Velozes e Furiosos), Josh Hartnett (Falcão Negro em Perigo, Penny Dreadful) e o cantor Usher. O longa é repleto de clichês mas mesmo assim diverte fazendo valer uma pipoca a tarde.

Duelo de Titãs ( Remember the Titans)

Estrelado por Denzel Washington, Duelo de Titãs foi lançado no ano 2000 para contar a história de um técnico de futebol americano negro, assumindo o time de um colégio do ensino médio em Alexandria na Virgínia durante o período de integração racial em 1971.

Sendo assim, o técnico tem a árdua tarefa de montar um time de futebol americano com alunos negros e brancos, fazer com que eles se entendam e se respeitem dentro e fora do campo.

O filme traz alguns atores no início de sua carreira como Ryan Gosling (Lala Land) , Hayden Panettiere (Heroes) e Ryan Hurst com cara de bom moço antes de interpretar Oppie em Sons of Anarchy.

Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poet’s Society)

Este drama traz o grande Robin Williams como o professor de Inglês John Keating em uma escola para meninos repleta de tradições e altos padrões de ensino. Porém, apesar de lecionar em neste colégio tão tradicional, os métodos de Keating ficam muito longe de serem ortodoxos, o que chama a atenção de seus alunos.

Através das aulas e dos métodos do professor, os alunos, que são extremamente oprimidos pelo sistema e suas famílias, aprendem a aproveitar cada dia de suas vidas, vencerem a timidez e buscarem seus sonhos.

O longa  de 1989 foi ganhador do  Oscar de melhor roteiro e é citado até os dias de hoje como uma das grandes obras primas do cinema.

Harry Potter

Apesar de não se tratar de uma escola convencional, esta série de filmes não poderia faltar aqui, afinal de contas Hogwars é uma das escolas mais legais do mundo da fantasia.

Inspirados na série de livros, as histórias de Harry Potter sempre fizeram com que o retorno das aulas fosse algo aguardado. Durante anos acompanhamos a trajetória de Harry, Rony e Hermione, tendo que aprender a conviver com Bullying, perseguição de professores, advertências, campeonatos e todas as aventuras que uma escola mágica pode reservar.

Assim como nos livros, os filmes também foram um sucesso, angariando inúmeros fãs para o universo. Recentemente, a saga ganhou um spin-off, Animais Fantásticos e Onde Habitam, que já está com sua sequência sendo preparada.

Mentes Perigosas (Dangerous Minds)

Este longa de 1995 é estrelado por Michelle Pfeiffer, que vive uma ex-oficial da marinha que deixa seu trabalho militar e passa a se dedicar a dar aulas de inglês.  Neste processo, ela se depara com uma turma bastante diversificada vindo de bairros pobres.

Devido a diversidade e condição social da turma, ela encontra inúmeras barreiras para ministrar suas aulas. Ela assume uma estratégia de utilizar a cultura popular, como aulas de karatê e músicas de Bob Dylan para chamar a atenção dos alunos e conseguir que eles se empenhassem em realizar seus sonhos.

Escolha Perfeita (Pitch Perfect)

Esta comedia musical, estrelada por Rebel Wilson e Anna Kendrick, narra a história de uma garota chamada Beca que deve ir para a faculdade contra a sua vontade. E, apesar de não se importar com atividades cxtra curriculares, Beca aproveita a oportunidade de participar de um grupo musical a capela chamado Barden Bellas e competir em um campeonato regional.

O filme foi lançado em 2012 e ganhou uma continuação em 2015 e um terceiro filme com previsão de estreia para Dezembro deste ano.

Grease – Nos Tempos da Brilhantina

Um dos musicais mais importantes do cinema. Grase, lançado em 1978, conta a história de Sandy (Olivia Newton John), uma jovem moça que tem um romance de férias com Danny (John Travolta). Por ironia do destino os dois descobrem que irão estudar juntos durante o ano letivo. É o típico romance adolescente que serviu de inspiração para tantos outros filmes e musicais.

Menções Honrosas

De Volta para o Futuro

Como menção honrosa, não podemos deixar de citar o querido De Volta para o Futuro, que não só traz uma incrível história escolar como também traz uma excelente aventura no tempo.

Homem Aranha: De Volta ao Lar

Homem Aranha De Volta ao Lar nos mostra as dificuldades de Peter Parker (Tom Holland) tentando conciliar sua jornada heróica com o ano letivo e todas as etapas da vida escolar. O filme é fortemente influenciado pelos longas de John Hughes, trazendo um grande número de referências à obra do diretor.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *