Review | Metamorphosis
Jogos adaptados de livros ou histórias fantásticas, sempre deixam a nossa criatividade e imaginação trabalharem maravilhosamente. Não é a toa que diversos games de sucesso, como: Bloodborne, Franquia Tom Clancy’s e até o The Witcher estão aí pra influenciar ainda mais esse segmento!
Metamorphosis, jogo lançado no dia 12 de agosto, também não foge dessa característica! Desenvolvido pela Ovid Works e distribuido pela All in! Games, o jogo põe você dentro de uma sociedade de insetos, num erredo completamente envolvente e imersivo onde a sua gameplay vai depender apenas da sua criatividade.
Baseado na história de Franz Kafka, você é Gregor Samsa, um rapaz que vira um inseto do dia para a noite e que precisa voltar ao normal o mais rápido possível, para ajudar o seu amigo Josef, que passa por um problema deveras… intenso. Para isso, você precisará viajar pelo universo dos insetos e conhecer a profundidade daquela realidade. Uma civilização bem “organizada” que fará de tudo para você permanecer como um inseto e fazer parte daquela sociedade.
Dentro da gameplay, é preciso somente uma atenção: se você sofre de algum mal como labirintite, jogue com muito cuidado, pois, até este que vos fala, sofreu algumas tonturas com a rápida câmera subindo e descendo paredes e virando de 180º para 90º graus de uma maneira brusca demais. Fora este pequeno detalhe maravilhoso (hahahaha), a play é muito interessante! Os diálogos e os puzzles que você precisa enfrentar e muitas vezes explorar e pesquisar, fazem o jogo ser imersivo até demais para uma história de um simples “inseto”.
Você busca o final do jogo o tempo todo, querendo saber o que acontece com o seu amigo, por que no meio da jornada, você fica ouvindo o que os humanos estão falando, o que os insetos conversam e a forma como eles vivem.Não existe build nem nada. Ele é um simples jogo de plataforma, linear, que fará você ter vontade de saber mais sobre aquele universo. Apenas, ande, converse, resolva puzzles e avance na história.
A sensação de estar na perspectiva de um inseto, te causa uma certa estranheza. Por isso mesmo, é necessário comentar sobre a soundtrack que se encaixa exatamente nesse ponto! Em certos momentos do jogo, não existe trilha pelo fato de ter bastante diálogo e interação dos humanos enquanto você passeia pelo ambiente. Já em outros momentos, a trilha sonora se repete e acontece, fazendo com que tudo fique “misterioso”. É maravilhoso.
Sobre o gráfico, ele entrega a direção de arte perfeita para o universo do Kafka. Porém, existem alguns problemas bobos de otimização, que talvez sejam corrigidos em patches. Numa 1050ti o jogo rodou na qualidade normal e alta, e mesmo assim com drops de FPS gritantes e engasgos imensamente desnecessários para a quantidade de coisas acontecendo no momento. Tentei colocar no low e tive o mesmo problema.
Fora isso, existe a reflexão e a crítica que a história traz consigo. Particularmente, acredito que esses são os melhores jogos. São aqueles que fazem você criticar e refletir até nas suas próprias ações, enquanto julga atitudes dentro de um universo. É uma história divertida, meio tensa e completamente “viajada”. Dá até vontade de conhecer um pouco mais do livro que o Franz Kafka escreveu.
Metamorphosis está disponível no Nintendo Switch, PS4, XOne e PC.