Resenha | Vencedores São Diferentes: Inteligência Competitiva Através do Poker

O poker é um esporte da mente. Para vencer, o uso da estratégia e o forte lado mental são características fundamentais e que ajudam a tornar esse esporte tão especial para milhões de praticantes no mundo todo.

O lado mental do poker, tão relevante para o sucesso nas cartas, é uma das especialidades do Dr. Alan Schoonmaker — que já escreveu cerca de 10 livros sobre esse esporte. PhD em psicologia ocupacional, ele traz no livro Vencedores São Diferentes. Inteligência Competitiva Através do Poker como a pessoa pode maximizar as chances de vencer através de um forte lado psicológico.

Por mais que o poker seja o tema que rege o livro, Schoonmaker fez questão de não ser uma obra exclusiva àqueles que entendem da modalidade. Ele analisa a inteligência competitiva a partir do poker, mas dá exemplos práticos de conceitos impressionantes sobre o que leva um indivíduo a ter sucesso na carreira profissional.

“Você aprenderá a: gerenciar risco e informações; desenvolver uma melhor disciplina; se concentrar nos assuntos correto; escolher a informação que você fornece aos outros; controlar as suas reações e sentimentos e agir decisivamente dominando os comportamentos”, aponta a descrição do livro.

Em um dos exemplos práticos de Schoonmaker que podem ser levados para outras áreas da vida profissional, ele enfatiza como a administração do estresse é relevante para o sucesso. Na questão do “tilt”, por exemplo, que acontece quando o competidor está estressado e abalado, há técnicas específicas para lidar com a frustração e não deixar com que isso atrapalhe o desempenho a longo prazo.

Por ser focado na parte psicológica do esporte, Vencedores São Diferentes. Inteligência Competitiva Através do Poker não vai fazer com que o profissional ou amador de poker aprenda novas estratégias do jogo para vencer, mas vai ajudar a aprimorar o lado competitivo.

O foco na aprimoração das características vencedoras é tão grande que os capítulos do livro começam com a palavra “Vencedores” para iniciar uma sentença. Para realizar as muitas comparações na obra, Schoonmaker faz questão de mostrar como o vencedor age em determinadas ações do jogo em contraste ao perdedor.

“O livro faz você se auto examinar. O que te faz ser um jogador de poker? O que te motiva? Se você quiser melhorar o seu lado emotivo e autocontrole no poker, esse livro é para você”, aponta a crítica de Derek Czerwonka na Amazon.

Existe um ditado no poker chamado “o maior adversário é você” e que também é perfeitamente aplicado em muitas situações na vida. Nesse livro, Schoonmaker mostra como é possível se tornar um profissional mais confiante e encontrar o melhor jeito de ter autocontrole.

Em uma das passagens do livro, Schoonmaker diz que não é fácil ter a mentalidade de um vencedor e que muito por conta disso que a maioria das pessoas não conseguem obter sucesso. “Se você quiser ser um dos poucos vencedores, você precisa trabalhar”, diz o autor.

Essa não é a primeira vez e nem será a última que um livro com o tema de poker pode ser bastante útil para o profissional de diversas outras profissões. Cada vez mais esse esporte está sendo utilizado como um paralelo para os empresários e esportistas de diferentes modalidades. Obras como Dando cartas no Negócio – O sucesso com os ensinamentos do pôquer (Leo Bello) e O Poker Como Negócio – Onde Termina o Hobby e Começa o Business (Dusty Schmidt) são grandes exemplos.

Portanto, escolher Vencedores São Diferentes. Inteligência Competitiva Através do Poker pode trazer uma visão interessante e alternativa de aprimoramento do lado competitivo. Além disso, o fato de se tratar de uma obra que pode ser compreendida por leigos nas cartas o torna ainda mais atrativa.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...