DC cria universo voltado para jovens garotas

É inegável que o mundo no geral ainda é bem machista e, consequentemente, o universo dos quadrinhos continua preso nesse sentido em vários aspectos. Talvez pensando nisso e para começar a trabalhar em cima desse problema, a DC anunciou uma criação de um universo voltado para garotas entre 6 e 12 anos.

Em comunicado oficial, a DC/Warner revelou a nova parceria com a Mattel, a LEGO e a editora Random House para criar todo um grupo de produtos, histórias e animações voltadas e focadas nessas jovens. Inclusive foi liberada uma imagem que já mostra algumas heroinas em uma versão mais fofinha, mas ainda com jeito de guerreiras, confira:

Os primeiros produtos saem no final de 2015, mas ainda não foi totalmente revelado o que será, apesar de que é esperado uma história em quadrinhos (talvez digital), uma animação, brinquedos e todos aqueles objetos extras (lancheiras, cadernos, etc).

O que eu acho? A iniciativa é uma forma interessante de atrair garotas jovens para os quadrinhos, mas acho que eles tem que manter dois pontos em mente: primeiro, essas heroínas não devem ser transformadas em princesas que precisam ser defendidas pelos seus príncipes e segundo, as histórias, depois dessa fase, tem que ser retrabalhadas para agradar mais o público feminino, aumentando o papel dessas personagens no universo normal e não só nesse que é feito para elas, afinal quando você olha os grandes grupos a divisão de número de personagens femininos e masculinos é bem desigual.

Vale dizer que achei o traço apresentado com bastante cara de Disney, por isso que citei o fato “princesa”, apesar de que a própria Disney tem re-trabalhado o conceito das histórias dela nesse sentido.

Compartilhe isso: