Como Nick Fury perde o olho (Quadrinhos x MCU)

Aviso: Este artigo contém spoilers de Capitã Marvel

Capitã Marvel já chegou aos cinemas não só apresentando a Carol Danvers que deve desempenhar um papel importante em Vingadores: Ultimato, mas também trazendo algumas informações do passado do universo que ainda não era de nosso conhecimento.

Dentre estas revelações do passado, está a forma como Nick Fury (Samuel L. Jackson) perdeu o seu olho e passou a usar o seu super estiloso tapa-olho. Obviamente, Universo Cinematográfico costuma mudar eventos que vieram dos quadrinhos no intuito de melhor encaixá-los em seu contexto.

Se quiser saber como o evento aconteceu tanto nos quadrinhos quanto no filme, continue lendo.

No Filme

No longa, o Nick Fury desenvolve uma certa afeição por Goose, o gatinho que eventualmente descobriríamos ser um Flerken, uma criatura alienígena extremamente perigosa.

Em diversas ocasiões o personagem demonstra seus encantos por Goose, afagando-o e elogiando-o, mesmo após a revelação da ameaça que o gatinho representava.

Contudo, ao final da aventura, Fury foi marcado para sempre pela criatura em um dos momentos em que transparecia seu afeto. O gato, de forma inesperada (!?) usa suas garras contra o rosto do personagem, fazendo com que ele perdesse a visão no olho danificado.

A coisa toda acontece sem muito impacto e acabou por causar decepção em diversos fãs. Nick Fury sempre foi um personagem intenso e imponente, portanto a forma como o acidente acontece e a sua displicência com um ferimento possivelmente grave soou bem forçado para muitos.

Nos Quadrinhos

Nos quadrinhos a história foi bem diferente. Durante a sua transição de um “durão” da Segunda Guerra Mundial para um espião com pinceladas de sci-fi, Fury adquiriu um de suas características mais marcantes, um tapa-olho. Contudo, levou um tempo até que Stan Lee e Dick Ayers contassem como o personagem veio a perder um olho. Isso aconteceu entre os anos de 1965 e 1966 em Sgt. Fury and his Howling Commandos #27.

Na história, o Sargento Fury estava dando cobertura para que seus homens pudessem escapar do campo de batalha nazista, ficando para trás e passando diversos dias em território inimigo. Durante estes embates, Fury pego uma granada arremessada pelos alemães mas não a atirou de volta em tempo de se safar totalmente da explosão. Assim, estilhaços acabaram por ferir o seu olho.

Resgatado após dias abandonado e sem tratar de seu ferimento, Fury eventualmente teve de escolher entre passar por um procedimento cirúrgico para reparar seu olho e se afastar por um ano do serviço ou abrir mão de seu olho. Soldado dedicado que é, Fury opta por perder o seu olho e adotar o icônico tapa-olho para continuar ao lado de seus soldados.

“Ele disse que vocês precisavam dele,” disse o médico ao Comando Selvagem. “Ele é um homem corajoso, seu Sargento Fury! e todos vocês devem ser muito importantes para ele.”

Outras versões

Como não poderia deixar de ser nos quadrinhos, existem outras versões de Nick Fury com históricos diferentes e por conseguinte, motivos diferentes para perder o olho.

No Universo Ultimate, onde Nick Fury foi claramente inspirado por Samuel L. Jackson, Fury perde seu olho também em um embate militar. Enquanto servia no Kuwait na Guerra do Golfo, Nick Fury acaba sendo ferido em uma explosão quando seu comboio foi atacado por soldados iraquianos.

Este comboio transportava Arma-X, que você também pode conhecer como o membro dos X-Men, Wolverine. Na ocasião, o X-Man é quem salva Fury do embate. Infelizmente, o seu olho não teve a mesma sorte.

Capitã Marvel está em cartaz nos cinemas. Confira a nossa crítica.

Compartilhe isso: