TV paga agora é obrigada a ter programas nacionais

Certo, você nunca teve real controle sobre a programação dos canais que você paga pra assistir. Além de passar programas, séries e desenhos que você jamais veria, eles ainda passam excessivamente propagandas, muitas vezes de atrações do próprio canal. Mas agora as coisas vão ficar ainda mais diferentes, pois entrou em vigor uma lei que obriga que a partir de 2 de Setembro (vulgo amanhã) os canais pagos passem programas nacionais.

De acordo com a Folha de São Paulo, todos os canais pagos estão inclusos nessa lei, mas (como qualquer lei que vá atrapalhar algo que eu goste) infelizmente não achei algo que reflita um impacto maior dela, salvo a imagem ao lado (clique nela para que fique mais maior de grande ou use uma lupa), da própria Folha e informações relativas aos canais infantis e desenhos que entrarão nessa jogada (como Turma da Mônica que estreia amanhã no Cartoon Network, como já citado aqui).

Me pergunto se realmente vale para todos os canais e como isso vai refletir em canais como a Warner, conhecido por suas séries. Serei obrigado a assistir as séries brasileiras? Post Atualizado mais abaixo (Séries essas que, me desculpem, mas em sua maioria não conseguem ser engraçadas sem ser apelativas e com alto teor sexual? Claro que existem séries boas e que fogem a essa regra, como O Auto da Compadecida (que surgiu como série e foi transformada e cortada para filme) ou A Muralha, que era uma boa série, mas não serve pra comédia, nem perto disso, e que de todo modo, ambas fogem do formato “seriado” utilizado por canais como Warner, Fox, etc). Post Atualizado mais abaixo

E fora pequenas exceções, fico preocupado com o que vou ser obrigado a engolir com uma lei como essa.

Ai as pessoas escolhem por baixar o que querem assistir ou ficar no YouTube e as empresas e o governo não “sabem” o porquê.

Atualizando: A lei é essa aqui.

Diferente do que eu esperava, as produções tem que vir de grupos independentes, não vinculados a grupos de radiofusão (como a Globo), nesse caso a lei torna-se mais interessante, pois teremos produções novas geradas por grupos novos para esses canais, ai sim podemos ter coisas interessantes surgindo e com os canais sendo obrigados a investir nesses novos projetos, talvez alguns até consigam se firmar como produtos de sucesso.

Compartilhe isso: