Star Wars: Os Últimos Jedi | Diretor explica cena do espelho
Aviso: Este artigo contém spoilers de Star Wars: Os Últimos Jedi
Star Wars: Os Últimos Jedi é um filme recheado de momentos poéticos e com subtexto. Contudo, o diretor Rian Johnson tem constantemente se manifestado para explicar diversas passagens do filme, em uma tentativa de tornar algumas passagens mais palatáveis para o grande público.
A explicação mais recente foi referente ao momento onde Rey confronta a própria imagem na ilha de Ach-To. Ao entrar no foco do lado negro da Força, Rey se depara com sua própria imagem no espelho, além de várias cópias de si mesmo.
Em uma sessão de perguntas e respostas, Johnson falou sobre a passagem e sobre a importância do momento para Rey:
“Eu pensei nesta cena antes de eu sequer começar a pensar na história. Era algo que eu tinha na cabeça quando pensava sobre Rey e sobre o que seria importante para ela em sua busca por identidade. Como uma heroína na jornada do herói, tudo se resume a um mapa para a adolescência, ou seja, ir da infância para a fase adulta, e os grandes desafios pelos quais todos temos que passar para chegar lá. Para Rey, isso significa: ‘qual é meu lugar nesta história?’ e ela busca isso em várias fontes que a desapontam, mas ela ainda tem esperança em seu coração de a identidade dos seus pais vai dar para ela.
Era apenas uma imagem que veio a minha cabeça de uma infinita linha de possibilidade de si mesmo, de diversas identidades, e a noção de brincar com qual delas é ‘a verdadeira’. Qual será e onde isso acaba. Ela termina no lugar que mostra para ela basicamente seu pior medo, que ela está sozinha. O fato dela estar só é verdade de certo ponto de vista, assim como uma mentira de outro. A última cena na Falcon com a Leia é como a resposta para o final daquela cena do espelho.”
Star Wars: Os Últimos Jedi está em cartaz nos cinemas. Confira a nossa crítica e nosso manifesto sobre o longa.