SANA 2017 | Impressões sobre o evento

A primeira vez em que estive na Super Amostra Nacional de Animes (SANA) foi em 2009. Naquela época, o evento era totalmente voltado a cultura oriental. Dos convidados aos estandes, tudo exalava o aroma das sakuras (flor de laranjeira típica do Japão). De lá para cá, muita coisa mudou, o evento se expandiu e agregou a sua gama de atrações, que acontecem durante os três dias de evento, elementos da cultura nerd e pop.

Das Salas Temáticas

Os espaços dedicados a assuntos específicos são uma ótima forma de entrar em contato com temas de interesse e interagir com outras pessoas. No evento deste ano, aconteceram tivemos salas dedicadas a Star Wars, Harry Potter, Game of Thrones, K-Pop e tokusatsu.

Foi legal perceber que as pessoas que conduziam as atividades de cada espaço, não apenas, entendiam sobre os assuntos, como também, eram apaixonadas pelos temas. Ao final da palestra sobre personagens femininas de Star Wars foi mostrado um vídeo tributo a atriz Carrie Fisher que faleceu em 2016, era perceptível a emoção dos palestrantes durante a exibição e alguns até derramaram lágrimas.

Um ponto negativo foi que salas eram extremamente próximas umas das outras o que, por várias vezes, causou dificuldades nas atividades que aconteciam nas salas vizinhas. Enquanto em uma sala estava acontecendo quiz sobre determinado tema e as pessoas gritavam e riam alto, na sala ao lado era apresentado um vídeo.

O espaço em que acontece o SANA é o Centro de Eventos do Ceará, não é um prédio pequeno. Se as salas temáticas fossem melhor dividas no espaço, talvez o problema de limites entre as salas poderia ser solucionado.

Da Arena Gamer

Talvez o espaço mais impressionante do evento. Diversas opções de jogos estavam disponíveis a vontade para todos que foram ao evento. Além de games de consoles mais recentes como Final Fantasy XV e Horizon: Zero Dawn, o espaço se destacou pela quantidade de jogos antigos como Pokémon, Stadium, Mortal Kombat 3, Tekken 3 etc.

Na Arena Game você poderia suar dançando as coreografias do Just Dance e morrer de medo durante uma sessão de Resident Evil 7 com óculos de Realidade Virtual. Também foi possível assistir competições de Hearthstone, Street Fighter 5 e League of Legends.

Durante todos os dias de evento o jogo ainda não lançado, Dragon Ball FighterZ, esteve disponível para os participantes do evento poderem jogar em primeira mão. O estilo de jogabilidade do game combina com a velocidade das batalhas da franquia, além do visual ser lindo e bem fiel com o anime.

https://ocapacitor.com/wp-content/uploads/2017/07/WhatsApp-Video-2017-07-15-at-21.55.42.mp4?_=1

Das atrações

Com certeza a edição de 2017 do SANA vai ficar marcada na memória de muita gente. A razão? O show da banda japonesa ASIAN KUNG-FU GENERATION, que se apresentou no último dia de evento. A banda é conhecida mundialmente pelos fãs da cultura otaku por ter seu single “Haruka Kanata”, como tema da segunda abertura da anime Naruto.

A apresentação durou cerca de uma hora e trouxe os maiores hits da banda como After Dark (que foi abertura do anime Bleach) e Rewrite (abertura do anime Fullmetal Alchimist). Apesar do empecilho da língua, os integrantes do Asian tentaram se comunicar com os fás com presentes em inglês e por meio de gestos.

Iniciando sua nova tour, após um hiato de 5 anos, a banda Massacration se apresentou ao final do segundo dia de evento. A banda ficou conhecida depois que surgiu no programa “Hermes e Renato”, sucesso na MTV. Apresentando um show cheio de humor, a banda fez o público pular ao som de seus singles mais famosos Evil Papagali, The Mummy e Metal is The Law.

Entre tantos jovens que aproveitavam o show, no fundo da arena onde acontecia o show, uma imagem chamou atenção: um casal de idosos se divertia assistindo à apresentação. Eles pareciam ter em torno de 50 ou 60 anos (o cabelo branco do homem revelava sua idade) e não pareciam nem um pouco incomodados pelo som estridente da banda. Pelo contrário, de mãos dadas, os dois curtiram o show do começo ao fim.

Também esteve no evento o dublador Wendel Bezerra, que deu voz a personagens consagrados como Goku, Jackie Chan, Bob Esponja. Muito simpático e verdadeiro, o Wendel falou sobre trabalho, família, polêmicas no mundo da dublagem e encenou uma genki dama junto a um cosplayer de Goku que estava no evento. Momento épico que está registrado em nossa página no Instagram.

Da estrutura

Com algumas exceções, o espaço comportou bem o evento. A área em que ficavam os quiosques de compra de artigos estava entre o palco em que aconteciam as atrações de cosplay e K-Pop e a Arena Gamer, o que dificultava um pouco ir de um lugar a outro. Mas nada que impossibilitava a locomoção. O evento também poderia se beneficiar com mais latas de lixo pelo local.

Alguns dias após o evento, um caso triste chamou atenção. O blog Neet Br publicou um artigo em que afirmava que uma garota de 13 anos foi vítima de assédio sexual dentro da tenda eletrônica (um dos espaços do SANA). Em resposta ao artigo, a organização do SANA divulgou uma nota de esclarecimento comentando não ter conhecimento deste caso, mas se colocou à disposição das autoridades para resolver o caso.

No geral, o SANA 2017 foi um evento muito bom por conectar diferentes atividades em um mesmo espaço e, principalmente, por ser um evento em que crianças de colo e seus pais, adolescentes, adultos e pessoas idosas puderam aproveitar e se divertir juntos.

 

Compartilhe isso: