Review | Super Mario Run

Super Mario Run era uma das novidades mais aguardadas da Nintendo este ano.

Para muitos que diziam que “A Nintendo estava falindo”, hoje podemos dizer que 2016 foi um ano em que a empresa brilhou e esteve constantemente nos holofotes. Seja com o lançamento de Pokémon GO (que a empresa possui participação na propriedade intelectual), no lançamento do bem sucedido Pokémon Sun & Moon, Super Mario Maker para 3DS, no anúncio do Nintendo Switch.

O que não faltou para a Nintendo em 2016 foram novidades, provando que a empresa ainda tem muitos anos de vida.

E, para fechar o ano, nada melhor do que mais um jogo para smartphones (no caso, só para ios) com o personagem mais famoso da companhia.

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Super Mario Run prometia trazer uma versão simplificada do jogo de plataforma que se consagrou desde o Nintendo 8bits, o Nintendinho. Com corrida e pulos automáticos, cabe ao jogador saber quando dar saltos maiores, atacar inimigos e usar o ambiente a seu favor, já que o Mario só corre para frente e cabe ao controlador saber puxá-lo na direção contrária.

Esta é uma premissa que tinha tudo para agradar os fãs de Mario e os jogadores casuais de smartphones. Mas a experiência tem seu preço, literalmente.

Em um mercado tão disputado como o de jogos casuais para smartphones, o formato freemiun – onde o jogo é gratuito, mas microtransações podem aprimorar a sua experiência – se tornou quase uma regra no mercado. Poucos consumidores estão dispostos a pagar por um jogo casual. E aí está o primeiro erro de Super Mario Run.

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O jogo está de graça na App Store, o que faz com que os consumidores baixem o jogo imediatamente, se praparando para uma jornada de pulos e corridas pelo mundo dos cogumelos. mas, o que a Nintendo não mencionava de maneira clara (mas, nós informamos aqui), era que para ter acesso o jogo completo seria necessário desembolsar U$9,99 (Algo em torno de R$35,00). Então as três primeiras fases que empolgam o jogador servem só como um demo disfarçado de jogo completo.

Já o segundo erro do jogo está na obrigatoriedade da conexão com a internet, o que descaracteriza ainda mais o perfil do jogador casual, que quer jogar os jogos no momento em que puder. Com a necessidade de conexão com a internet, Super Mario Run deixa de ser uma opção em locais com baixa receptividade de sinal, ou em lugares em que os celulares devem ser mantidos em modo avião.

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O jogo é divertido e encantador como se pode esperar de qualquer jogo de Mario. A qualidade é uma marca registrada da Nintendo, e a versão simplificada na jogabilidade tinham tudo para tornar Mario um dos jogos casuais mais populares. O jogo em si tem um potencial enorme, mas decisões mercadológicas podem acabar impedindo o jogo de alcançar tudo que o jogo poderia ser.

Não é todo mundo que vai querer gastar o equivalente a R$35,00 em um jogo para celular que requer conexão a internet para ser jogado. É um coito interrompido para quem esperava algo completo com a possibilidade de pagar só para incrementar.

Super Mario Run está disponível para iphone na App Store. O App é gratuito, mas com acesso somente às três primeiras fases.

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Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

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