Review | Strange Brigade

Strange Brigade é um jogo de tiro em terceira pessoa desenvolvido pela Rebellion Developments, estúdio responsável por Sniper Elite. O jogo foi lançado no dia 28 de Agosto de 2018 no PC e consoles.

Os Pontos Positivos

1. Storytelling: Apesar de não ter o mesmo orçamento de grandes produções como Uncharted e Tomb Raider, Strange Brigade conta uma história cinematográfica de uma maneira convincente e atrativa. Os desenvolvedores se inspiraram fortemente nos filmes do início do século 20 e o jogo acaba se figurando como uma homenagem a essas obras. Graças a presença de um narrador de ponta e clichês aceitáveis, o enredo captura a atenção dos jogadores até o fim, mesmo tendo um grande foco no cooperativo. O título é ambientado no Egito de 1930 e uma grande ameaça surge no mundo. A ameaça se trata de Seteki, uma faraó cruel que praticava bruxaria. Cabe aos heróis do jogo, o grupo Strange Brigade, por fim a essa ameaça.

2. Personagens Múltiplos: No jogo é possível escolher quatro personagens diferentes, cada um apresentando suas próprias habilidades/estilos de jogo. Graças a essa múltipla escolha de heróis, um certo teor estratégico é inferido ao game, já que existem passagens que apenas um determinado personagem pode abrir. Cada personagem apresenta um amuleto especial que desencadeia uma habilidade poderosa. Mais habilidades podem ser desbloqueadas ao explorar o mapa e encontrar relíquias.

3. Diferentes Modos de Jogo: Além da Campanha, que dura cerca de 9 a 10 horas para ser completada, Strange Brigade conta com o famoso Modo Horda, que coloca o jogador contra milhões de inimigos e o também conhecido Score Attack, onde a pontuação conquistada ao destruir os inimigos e a velocidade são elementos cruciais. O modo Score Attack sem dúvidas é o “queridinho da galera”. Por conta do timing, a jogabilidade neste modo se torna muito mais veloz e intensa, possibilitando que os jogadores despachem exércitos de inimigos num piscar de olhos.

4. Visual de Ponta: Apesar de ser um jogo com um orçamento bem menor do que os AAA, Strange Brigade não decepciona no quesito técnico. Além de não ter presenciado nenhuma queda de frame, o jogo conta com uma conexão estável e cenários deslumbrantes. Graças a forte presença de cores vibrantes, o mundo do jogo acaba se tornando mais convidativo, mesmo que esteja povoado de zumbis que querem lanchar os protagonistas.

Os Pontos Negativos

1. Repetitividade:  Apesar de cada missão se passar em cenários diferentes, os objetivos das mesmas não se alteram, gerando a sensação de que estamos fazendo a mesma coisa por horas. O jogo incentiva a exploração, apresentando diversos itens que podem ser coletados, no entanto, os caminhos são um tanto simples e diretos, o que acaba servindo como uma espécie de dualidade. O jogo tenta “quebrar” os momentos de tiroteios ao inserir enigmas que possibilitam o progresso na história, mas, esses puzzles são bem simples e são melhor categorizados como obstáculos do que enigmas em si.

2. Falta de Originalidade: A nova propriedade da Rebellion não esconde suas inspirações em Left 4 Dead, título que revolucionou o cenário multiplayer ao entregar uma experiência co-op de zumbi com um elevado nível de imersão e diversão. Graças ao estrondoso sucesso da franquia, diversos outros estúdios tentam copiar a fórmula e quem sabe reproduzir o hit mais uma vez. Strange Brigade não decepciona, mas não consegue cativar tanto quanto a sua inspiração. Infelizmente o título chega em um momento onde o mercado já está saturado de jogos com a mesma proposta e temática, diminuindo um pouco a sua atratividade.

Vale a Pena?

Strange Brigade é um competente “horde shooter” que cumpre bem o seu maior papel: divertir. Com uma história que em nenhum momento se leva a sério, uma jogabilidade responsiva e prazerosa e conteúdo suficiente para durar pelo menos 10 a 15 horas, o título da Rebellion pode ser uma escolha ideal para um grupo de amigos que esteja procurando por uma nova experiência cooperativa. Se você estiver mais próximo do conceito de lobo solitário, é melhor esperar por uma promoção generosa ou até mesmo buscar por outro título com um foco maior para um único jogador.

Compartilhe isso: