Review | Star Wars Jedi: Survivor

Star Wars: Jedi Survivor é a tão aguardada sequência do muito bem sucedido Star Wars Jedi: Fallen Order, que cativou os fãs com sua narrativa envolvente e jogabilidade desafiadora. Ambientado após os eventos do primeiro jogo, Jedi Survivor acompanha a jornada de Cal Kestis em um novo capítulo de sua história trazendo novos e antigos elementos de uma das franquias mais amadas.

I have a good feeling about this

O game se passa alguns anos após os eventos do primeiro e traz um status quo bem diferente do que esperaríamos dessa sequência. O grupo formado em Fallen Order foi desfeito e Cal segue suas aventuras separado de seus velhos amigos, nos apresentando outros companheiros.

Contudo, o espírito de aventura do personagem segue presente e a narrativa do jogo, ainda mais pessoal que seu antecessor, leva a gente em diversos cantos do lore de Star Wars que vão surpreender e agradar todos apaixonados pela galáxia muito distante.

É perigoso ir sozinho, pegue um sabre

Jedi Survivor, como uma sequência, traz muitas semelhanças em relação a Fallen Order mas consegue expandir em praticamente tudo que fora apresentado anteriormente. Os mapas são amplos e favorecem a exploração trazendo recompensas para aqueles que gostam de investigar cada canto.

Bebendo em fontes prestigiadas da indústria, o game consegue adaptar suas inspirações e criar algo próprio ao mesclar elementos de Breath of the Wild e Dark Souls dentro de suas mecânicas formando uma amálgama única e original. A união de exploração com liberdade permeada por combates desafiadores que demandam estratégia e precisão do jogador.

Há quem diga que o jogo é um SoulsLike, subgênero de games que trazem fortes inspirações no combate preciso da franquia Souls. No entanto, acho que dizer isso seria reduzir o game a um gênero específico enquanto na verdade Jedi Survivor vai muito além.

Confie na Força

Outro elemento que acrescenta muito dinamismo ao combate é a evolução do sabre e das instâncias de combate. Ao longo do game Cal aprende diferentes instâncias com diferentes configurações de sabre de luz e outras armas em conjunto, deixando ao critério do jogador escolher qual a melhor forma de enfrentar certos inimigos. É possível usar dois sabres, um sabre duplo, sabre simples e muitas outras configurações.

Uma das que se destacam é a instância em que o sabre de luz é acompanhado de um blaster, que não só é uma referência aos saudosos hack n’ slashes mas também uma forma de aproximar ainda mais o estilo aventureiro de Cal Kestis com um dos mais queridos personagens da franquia, Han Solo.

Há muito, muito tempo atrás mesmo!

Uma das maiores surpresas do game é a inserção de um contexto envolvendo a Alta República de Star Wars, período muito interessante mas ainda muito pouco explorado no audiovisual da franquia. Sem entregar muita coisa, podemos dizer que a história se amarra a eventos ocorridos séculos atrás na república e algumas coisas ficaram latentes para repercutir quando alguns caminhos se cruzam com o de Cal Kestis.

É seguro dizer que Jedi Survivor traz uma das melhores histórias de Star Wars dos últimos tempos. Enquanto a franquia tem tido erros e acertos em seus filmes e séries recentes, a saga de Cal Kestis segue sendo uma chuva de acertos e uma fonte de frescor para franquia oferecendo tudo aquilo que fez de Star Wars uma das mais amadas franquias de todos os tempos, aventura e um universo encantador.

Perdidinho na Cantina

Algo digno de se observar é que um elemento que foi alvo de crítica no primeiro game da franquia permanece aqui com poucas melhorias que é o mapa do HUD e alguns momentos em que o level design falha em nos mostrar por onde seguir.

Tentar descobrir o caminho a ser percorrido pelo mapa do HUD ainda é confuso e, na maioria das vezes, inútil enquanto que ao explorar os ambientes buscando o rumo a se tomar pode deixar de ser um mistério intrigante pra se tornar uma busca frustrante por um caminho confuso. Contudo, felizmente nada disso apaga o brilho que o game traz.

Conclusão

A sequência de Fallen Order é um prato cheio para qualquer fã de games e Star Wars. O game explora cantos do lore que são objeto de muita curiosidade por parte dos fãs e tudo isso dentro de uma aventura rica de dramas e eventos que mantém a gente engajado por toda a narrativa.

Também é preciso enaltecer novamente o fato do game finalmente trazer para o audiovisual elementos da Alta República, tornando essa uma das obras de Star Wars

Star Wars: Jedi Survivor é uma sequência que honra o legado do seu antecessor. Com influências notáveis, jogabilidade envolvente e melhorias gráficas significativas, o jogo promete ser uma experiência memorável para os fãs de Star Wars e entusiastas de jogos de ação e aventura. Que a Força acompanhe aqueles que se aventurarem nessa jornada intergaláctica épica.

Star Wars Jedi: Survivor está disponível para PlayStation 5, Xbox Series e PC.

Esta review foi realizada com uma cópia do game para PS5 cedida pela assessoria da EA.

Compartilhe isso: