Review | Sifu

Durante muito tempo o gênero de filmes de artes marciais dominou uma boa fatia do mercado cinematográfico. Fosse em filmes orientais estrelados por Bruce Lee, Jet Li e outros, ou nos americanos com atores como Jean-Claude Van Damme, o público adorava ver uma luta elaborada onde os atores exibiam seus talentos que muitas vezes ia além das lutas coreografadas.

Agora, Sifu, game desenvolvido pela Sloclap, traz de volta o gostinho dos filmes de artes marciais em uma trama recheada de vingança e desta vez nos colocando na pele do protagonista.

Seja água

Em Sifu, você assume o papel de um lutador que passa por um evento traumático na infância e que agora dedica sua vida a vingar-se daqueles que arruinaram o seu futuro. O game conta com uma história bem envolvente e que se relaciona bem com elementos da mecânicas do jogo, não aprofundaremos para não dar spoiler.

Quando a campanha inicia, o personagem já se encontra no início dos seus 20 anos, idade que vai aumentando à medida em que vai sendo derrotado e algumas mecânicas vão sendo alteradas para se adequar à idade atual do personagem.

Yu Mo Gui Gwai Fai Di Zao

Sifu é muito bem ambientado e possui um estilo artístico belíssimo. As diferentes fases nos ambientam bem em suas locações, ao mesmo passo que nos guiam sem nos dar a sensação de estarmos confinados. Em diversos momentos dá para pararmos e olharmos pequenos detalhes e cuidados que os desenvolvedores tiveram.

Por Diversos momentos você vai identificar cenários inspirados em filmes icônicos que marcaram época, ou talvez não os identifique diretamente mas consiga sentir a aura desse gênero que por muito tempo foi o expoente das Sessões da Tarde e do Cinema em Casa.

Um problema no entanto, é a câmera do game que pode nos deixar presa a cantos, quebrando o nosso campo de visão. Mas são problemas mínimos para o que o jogo traz.

Fight!

No entanto, é no combate que Sifu brilha! Com uma mecânica de luta muito inovadora, absorvendo o que tem de melhor na indústria para compor um estilo muito próprio, o game passa a experiência de estarmos aplicando as artes marciais como alguém que estudou toda a sua vida, com apenas alguns toques dos dedos.

O game é extremamente desafiador, o que de início pode afastar aqueles que não são afeitos a este tipo de desafio. Contudo, não se pode negar que é um jogo justo e que tenta balancear as coisas à medida que o jogador perde alguns anos de idade. Obviamente, sem deixar de punir um pouco as derrotas.

Mesmo com um setup de controle simplificado, o game consegue se diversificar nos golpes e combos, deixando ainda mais em cargo do timing e das combinações o poder do jogador.

Conclusão

Sifu é definitivamente uma novidade muito bem-vinda ao mundo dos games. Explorando um gênero muito benquisto e que foi um tanto negligenciado nos últimos anos, seja nos games ou nos cinemas, o game é um BeatEmUp de extrema qualidade que une o novo ao que tornou o gênero um dos favoritos do público no passado.

Quem curte uma história maneira com uma boa ambientação, ou um desafio que te fará constantemente lutar para ser melhor, certamente não se verá arrependido com Sifu.

Sifu está disponível para PS4, PS5 e PC.

Esta review foi realizada com uma cópia do game para PS4 cedida pela assessoria.

Compartilhe isso: