Review | Overcooked 2
Depois de encantar o mundo com Overcooked, a Ghost Town Games decidiu produzir uma sequência do jogo, corrigindo defeitos e amplificando as qualidades desta pérola indie. Considerado um party game, Overcooked 2 foi lançado no dia 7 de Agosto de 2018, trazendo felicidade para milhões de jogadores que apreciam uma divertida experiência em co-op.
Mestres do Caos
Para quem não conhece a franquia, Overcooked reúne diversos cozinheiros num estilo chibi realizando múltiplas tarefas de forma coordenada, entregando pratos na maior velocidade possível. Quanto mais ordens completadas, maior a quantidade de estrelas conquistadas no final da fase. O sistema é bem simples e já foi aplicado em outros jogos do estilo, como Cooking Fever e Cooking Dash. A diferença de Overcooked 2 para outros jogos do gênero é a presença de uma curva de dificuldade punitiva que demanda por um alto nível de concentração dos jogadores, além de organização e uma rápida tomada de decisões.
O jogo é inteligente o suficiente a ponto de não permitir que os jogadores se acostumem com uma função na cozinha. A ordem é que o jogador se acostume e aprenda diversas funções como lavar pratos, cortar ingredientes, assar carnes e por aí vai. Quando um jogador passa a ficar “acomodado” em uma função, o estágio é modificado, alterando o lugar das coisas e forçando aquele determinado jogador a realizar uma nova atividade. É possível jogar em dupla, trio, ou quarteto. Boa parte da experiência que eu tive com o jogo foi solo, e apesar de ter sido divertido, Overcooked 2 foi feito com foco na jogatina co-op, tornando o jogo uma experiência suprema.
Com controles simples, mas mecânicas um pouco complexas, o novo game da Ghost Town é ideal para ser apreciado em grupo, gerando gargalhadas, momentos inesquecíveis e claro, muitas brigas e discussões! Apesar da experiência em geral estar bem parecida, a sequência trouxe uma adição muito bem vinda na agora franquia. Agora é possível jogar online, e felizmente, os sistemas funcionam muito bem e a qualidade da conexão é impecável. O modo online conta até com um sistema de emotes que auxiliam na comunicação da equipe.
O Masterchef Definitivo
Além da funcionalidade online, Overcooked 2 também apresenta incrementos na jogabilidade que realçam um dos elementos mais importantes do jogo e de uma cozinha real: o tempo. Agora os personagens podem lançar e pegar ingredientes crus, tornando a jogatina ainda mais dinâmica e caótica. Cada segundo pode significar um novo pedido completado e consequentemente, uma nova estrela conquistada. Novos chefs foram implementados para os jogadores que gostam de colecionar, além disso, o game conta com diversos níveis secretos que trazem elementos inusitados para a jogabilidade do título.
As melhorias não foram somente para a jogabilidade e para os extras do jogo. O estúdio levou o quesito técnico ao máximo, entregando uma performance que beira o perfeccionismo, um estilo visual colorido e uma organização bem pensada dos elementos na tela. Levando em conta que o jogo envolve a execução de múltiplos processos em um período de tempo curto, o que o estúdio fez é digno de apreciação. Mesmo com mil coisas pra fazer, é muito fácil de se localizar e deduzir qual é o próximo passo. É um jogo fácil de se jogar, mas difícil de se dominar.
Três Estrelas Michelin
Se Overcooked 2 fosse um restaurante, ele com certeza iria merecer as famosas três estrelas Michelin. Para quem não conhece, as estrelas são concedidas aos restaurantes após uma severa avaliação realizada por inspetores altamente especializados e exigentes. O máximo que um restaurante pode ganhar são três estrelas, sendo considerados impecáveis. Impecável é uma palavra que define bem Overcooked 2. Com uma maestria técnica, uma dose excelente de desafio e uma jogabilidade bem temperada, o jogo pode facilmente ser posicionado como uma experiência imperdível ou até mesmo obrigatória. Não existe dúvidas de que ele é o melhor party game da atualidade.
Esta análise foi feita com um código do jogo para Playstation 4 cedido pela Team17.