Review | My Friend Pedro

“Muitas vezes, Pedro, você fala
Sempre a se queixar da solidão
Quem te fez com ferro, fez com fogo, Pedro”

(Raul Seixas – Meu Amigo Pedro)

Se existe uma publisher que constantemente nos surpreende com proposta extremamente criativas e fora da caixa, esta é a Devolver Digital. Com diversos jogos irreverentes e pouco convencionais, a empresa segue aumentando seu portfólio com excelentes apostas.

Depois de sucessos como The Messenger e GRIS, a empresa lança diretamente no Nintendo Switch My Friend Pedro, um shoot’em up em plataforma desenvolvido pela DeadToast Entertainment.

Image result for my friend pedro

Switch é para jogos infantis?

My Friend Pedro, logo em seus primeiro minutos, vem para descreditar uma crença (já ultrapassada) que consoles da Nintendo são para jogos infantis. O game é bem violento e esta é recompensada. Mandar bala nos inimigos é extremamente prazeroso e o banho de sangue que resulta dos tiros.

O catálogo do console híbrido da Nintendo tem amadurecido bastante e se provado cada vez mais como um vídeo-game que não se limita apenas ao público infantil, mas sim a uma faixa muito maior.

Image result for my friend pedro

Shootin’ with style

Mesmo com uma mecânica simples, o game permite executar manobras mais complexas quando executadas aproveitando-se do cenário. Com a possibilidade de usar as duas armas de maneira assíncrona, My Friend Pedro oferece um desafio extremamente interessante que vai se intensificando à medida em que progride.

Com o aumento da quantidade de inimigo e da complexidade dos cenários, o jogador precisa cada vez mais agir de maneira mais assertiva e inventiva para conseguir escapar dos tiroteios com o mínimo de dano.

Além da possibilidade de atirar, o personagem também conta com uma espécie de rodopio que o ajuda a se esquivar das balas a caminho.

Image result for my friend pedro

Shooter irreverente

Como já era de se esperar de um jogo do portfólio da Devolver Digital, My Friend Pedro tem um carisma muito próprio. O game trata sua narrativa nada convencional de forma extremamente irreverente, sempre tendo a sua leveza em contraste com o show de violência que o jogo apresenta.

A banana senciente, que parece algo saído de alguma das realidades paralelas de Rick and Morty, é bem engraçada e confere ao game um charme único.

Conclusão

Simples, direto e extremamente divertido, My Friend Pedro é mais um acerto da Devolver Digital. Sem grandes extravagâncias, o game consegue entregar muito usando de poucas mecânicas e sabendo aproveitar da criatividade e habilidade do jogador.

Fãs de shooters mais simples e games em plataforma certamente se verão felizes com o game e com as possibilidades que ele pode oferecer.

My Friend Pedro está disponível para Nintendo Switch e PC.

Esta review foi realizada com uma cópia do game para Nintendo Switch cedida pela assessoria da Nintendo.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.