Review | LEGO Harry Potter Collection (Nintendo Switch)
Lançado originalmente em 2010, LEGO Harry Potter Years 1-4 trouxe toda a magia do mundo bruxo para o universo de blocos da franquia LEGO. A união do humor e da divertida jogabilidade dos games da LEGO com uma das franquias mais benquistas de todos os tempos resultou em um jogo extremamente bem sucedido, cuja fórmula fora repetida na sequência LEGO Harry Potter Years 5-7, que foi igualmente bem recebida.
Posteriormente, em 2016, os games foram relançados na coletânea LEGO Harry Potter Collection para o PS4, trazendo toda a magia dos games com gráficos refinados para a nova geração de consoles. Assim, fazia todo sentido que o game também chegasse ao Nintendo Switch e Xbox One, que não só é um console muito bem sucedido, mas também é o console melhor casa com a proposta de games da LEGO.
Mundo Bruxo em qualquer lugar
Como já é sabido, os games da LEGO são extremamente focados na diversão, abrindo mão de grandes desafios e da dificuldade em troca da fluidez, da cooperação e da acessibilidade. Por conta disso, LEGO Harry Potter Collection torna-se um jogo ideal para se jogar em qualquer lugar sem precisar de muito. O game se adequa perfeitamente ao modo portátil do Switch, sendo uma excelente opção para os fãs das franquias LEGO ou Harry Potter.
Contudo, por se tratar de um jogo mais antigo, vale ressaltar que este ainda faz uso do modelo anterior de saves da franquia que contava com fases maiores entre pontos de saves, o que exige um tempo maior no jogo antes de se fechar o software sem perder o progresso.
Lumus Maxima
LEGO Harry Potter Collection conta com o refinamento nos gráficos feito para o lançamento da coletânea no PS4 e Xbox One. Por conta disso, o game está belíssimo no Switch, inclusive em alguns momentos no modo portátil parecendo ainda melhor que nas versões dos consoles mais robustos. Nem parece que se trata de um jogo originalmente lançado há 8 anos.
Os cenários, que já eram elogiados em seu lançamento original, estão ainda mais bonitos e com texturas otimizadas.
Revivendo a jornada
Como já dito, Harry Potter é uma das franquias mais apaixonantes de todos os tempos. Com diversos livros, filmes (inclusive o vindouro Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald), o game torna-se atemporal ao acompanhar as aventuras de Harry e seus amigos do início ao fim.
LEGO Harry Potter explora muito bem o universo, trazendo cenários amplos, easter eggs, personagens diversos e elementos que devem agradar aqueles que acompanharam a franquia como um todo. Poder caminhar pelos corredores de Hogwarts e interagir com os personagens é uma das coisas que tornam este jogo tão apaixonante.
Da mesma forma que os fãs maratonam os filmes e releem os livros, revisitar a jornada no formato LEGO é uma opção extremamente lúdica e gratificante. O game conta com um fator replay altíssimo, com diversos segredos escondidos nas fases, especialmente quando revisitados com outros personagens.
Conclusão
Apesar de serem os mesmos jogos lançados anteriormente, LEGO Harry Potter Collection traz uma identidade própria no Nintendo Switch por casar tão bem com o console. Com a possibilidade de se jogar em qualquer lugar, seja sozinho ou com amigos, o game torna-se mais um item extremamente valioso para fãs da franquia LEGO ou Harry Potter.
A sensação de levar consigo todo o mundo bruxo de Harry Potter é extremamente poderosa!
LEGO Harry Potter Collection está disponível para PS4, Xbox One e Nintendo Switch.
Esta review foi realizada com uma cópia do game para Nintendo Switch cedida pela Warner Bros.