Review | Hogwarts Legacy
“Eu juro solenemente não fazer nada de bom”
Em junho de 1997 nascia não só uma história que formaria uma geração de jovens leitores, mas também uma das franquias de entretenimento de maiores sucessos da história. Permeando livros, filmes, games e tantos outros produtos, o universo de Harry Potter entrou no imaginário do mundo para ficar. Não à toa os fãs estão sempre esperando pelo próximo passo que expandirá este lore.
Agora, foi a vez dos games realizarem os sonhos de muitos fãs de poder não só estudar em Hogwarts, mas explorar cenários que viriam a se tornar icônicos na saga do Menino que Sobreviveu e acima disso, tornar-se o protagonista de sua própria saga no mundo bruxo.
Hogwarts Legacy chega com a promessa de ser a experiência definitiva do mundo bruxo, com um game de mundo aberto repleto de missões, cenários conhecidos e uma história nova que satisfaça uma sede dos fãs que há muito tempo não conseguem aplacar.
Chegou a carta!
Hogwarts Legacy conta uma história original que se passa mais de cem anos antes dos eventos da saga principal. Por conta disso, somos apresentados a uma gama de personagens novos que ocupam lugares que posteriormente viriam a pertencer a personagens que conhecemos e amamos. Mas nem tudo é estranho. Famílias tradicionais serão vistas, o que sempre arrancarão um sorrisinho do jogador ao saber a relevância que um descendente terá na saga literária que fez parte de sua história.
Na campanha, podemos criar um protagonista da maneira que quisermos e nos identificamos e a história segue em torno deste personagem. O background no entanto é sempre o mesmo, encarnamos um estudante que fora chamado para Hogwarts tardiamente, entrando logo no quinto ano. Daí em diante a história segue com muita reviravolta, exploração, aulas e side quests.
É hora do duelo
O game tem uma estrutura de RPG de ação em mundo aberto semelhante a diversos outros títulos vistos por aí, mas o game cumpre muito bem a missão de incutir o seu DNA nesta fórmula. Tendo como inspiração jogos como The Witcher, Skyrim e até mesmo a franquia Souls, o game traz um excelente mix de exploração, dungeons, combates e narrativa.
O combate inclusive foi muito bem executado, especialmente por conta da solução encontrada para que se possa fazer uso do vasto repertório de feitiços que se aprende ao longo da jornada. Há um ataque básico de um botão e no progredir do jogo é possível criar sets diferenciados de feitiços que deixam tudo mais fluido e prático a depender da situação.
Para um momento de exploração, você pode criar um set com feitiços como Levioso, Lumus e por aí vai. Já no combate, você pode criar um com aqueles que vão atender as suas necessidades de ataque. São muitos feitiços e alguns trazem referências que devem agradar os fãs mais hardcores da franquia, especialmente dos jogos antigos.
Colírio para os olhos
Apesar de se originar como uma franquia literária, a identidade visual de Harry Potter tornou-se mais marcante com os filmes. E é nessa fonte que Hogwarts Legacy bebe para criar cenários exuberantes, totalmente exploráveis e repleto de segredos a serem desvendados. Não foram poucas as vezes que em meio a uma missão importante me peguei parado observando a paisagem e a riqueza de detalhes. É encantadora a sensação de estar em um lugar onde acompanhei tantas histórias marcantes.
Com um vasto cenário, ir a pé poderia quebrar muito da experiência por conta do tempo de viagem. Com isso vem também a excelente vantagem de poder se locomover com vassouras ou hipogrifos. E nestes momentos é possível ver de cima todo o encanto do mundo bruxo.
Vida de estudante não é fácil
Esse é um ponto que pode divergir muito de jogador para jogador, mas vale ressaltar que há um nível exigido para cada missão. Então aqueles que gostam de seguir as missões principais direto podem ter um pouco de dificuldade por conta disso. A progressão do jogo acaba demandando que uma boa quantidade de side quests sejam feitas para que se tenha nível e recursos necessários para progredir na história.
Por um lado isso nos ajuda a imergir no universo e conhecer novos personagens e locações, por outro pode trazer alguns momentos que deixam a jogatina mais mecânica e obrigatória para saber o desenrolar da narrativa, que é muito boa diga-se de passagem.
Um novo horizonte
Já faz algum tempo que os fãs da franquia estavam ´ávidos por histórias de qualidade no mundo bruxo. A franquia Animais Fantásticos, depois de um elogiado primeiro filme, não entregou aquilo que os fãs esperavam e tornou-se apenas mais um produto da franquia que não desperta tanta paixão dos fãs. Hogwarts Legacy, por outro lado, trouxe uma história que desperta tudo aquilo que os fãs queriam e com muito espaço para mais.
Existem intrigas, conflitos, relações interessantes e uma imersão que nenhuma outra obra fora dos games consegue entregar. Logo, não é surpresa que rumores de uma adaptação da história para o audiovisual já estejam brotando na internet. A trama é bem competente e engaja o jogador ao longo de toda a jornada, mesmo com possíveis contratempos convertidos em side quests.
Magia BR!
Para alguns pode não ser grande novidade, mas em tempos em que certas empresas se recusam a localizar seus games, temos de exaltar Hogwarts Legacy por estar totalmente localizado em Português do Brasil de forma muito bem feita. É um game repleto de personagens e diálogos e todos foram localizados com muito cuidado, incluindo àqueles gamers que poderiam ter o idioma como barreita.
Conclusão
Mesmo com alguns erros, Hogwarts Legacy chegou e cumpriu a sua missão de ser a experiência máxima de imersão no universo de Harry Potter. Os cenários icônicos estão lá, referências tem aos montes e desta vez temos a oportunidade de sermos protagonistas desta história.
Existem poucas novidades em termos de mecânicas em relação ao que temos por aí no mercado, mas isso não é nem de longe uma crítica, já que não era o que esperávamos. E por isso podemos dizer categoricamente que Hogwarts Legacy é uma experiência que vai encantar e imergir todo fã dessa saga.
“Malfeito feito (e muito bem feito).”
Esta review foi realizada com uma cópia de PS5 cedida pela assessoria da Warner Games.