Resenha | Os Meninos de Nápoles – Roberto Saviano

Os Meninos de Nápoles é o mais novo lançamento do escritor e jornalista italiano Roberto Saviano. Roberto, considerado um herói nacional por muitos italianos, entrega mais uma obra polêmica, evidenciando a dura realidade de algumas cidades italianas.

Por conta de sua publicação mais famosa, o livro Gomorra, o escritor vive protegido por 7 policiais graças a máfia napolitana que o jurou de morte. Em seu novo livro, ele aborda os novos sistemas adotados pelas máfias, chamados de Paranzas. As Paranzas são gangues formadas por adolescentes sedentos por dinheiro, poder e respeito. Apesar da pouca idade, os jovens que formam esses grupos apresentam um alto grau de inteligência e perversidade, realizando assaltos, traficando e espancando indivíduos desde cedo.

Para trazer um tom mais real a obra, Roberto decidiu escrever os diálogos como eles acontecem na realidade, injetando imersão nas falas de cada personagem da história e mantendo o sotaque característico da região de Nápoles. Apesar de considerar o livro uma ficção, Saviano deixa claro em suas entrevistas que a obra relata o dia a dia de Nápoles, e que, apesar dos avanços do governo italiano, as máfias sempre encontram uma forma de se adaptar às mudanças, se reagrupando, mantendo o poder e os investimentos estrangeiros.

Podendo ser considerado como um novo “Cidade de Deus” italiano, fica a recomendação do novo livro de Saviano. Frio, real e violento, cada página evidencia um lado da Itália que sempre foi romantizado, mas pouco explorado a fundo.

Sinopse:

“Um novo tipo de gangue domina as ruas de Nápoles: as “paranzas”, grupos de adolescentes que dividem seu tempo entre o Facebook e o video game e circulam com pistolas e AK-47s, aterrorizando os moradores e marcando território para seus chefes, ligados à máfia. “Os meninos de Nápoles” conta a história da ascensão de uma dessas paranzas e de seu líder, Nicolas Fiorillo, conhecido por amigos e inimigos como o Marajá. Seduzido pela perspectiva de imprimir seu nome na história, ele não medirá esforços para conquistar o bairro de Forcella — sem levar em conta, porém, que ambição, dinheiro e poder acarretariam consequências inimagináveis.
Com toda a vivacidade e a perspicácia que fizeram de Gomorra uma sensação mundial, o premiado escritor Roberto Saviano nos transporta para as violentas terras italianas neste romance de tirar o fôlego.”

Esta resenha foi feita com um exemplar do livro cedido pela Companhia das Letras!

Compartilhe isso: