Resenha | Estratégias de Liderança de Confúcio John Adair
A sociedade atual tem sido marcada por sucessíveis casos de corrupção, o que tem colocado os líderes em cheque e mergulhado diversos países em verdadeiras crises.
“O verdadeiro teste de uma equipe vem em período de crise. Uma forma particular de crise ocorre quando há um súbito vácuo de liderança… Só uma grande equipe pode lidar com tal crise.” (ADAIR, John)
No Brasil, não é diferente. Hoje, a equipe liderada pelo presidente Michel Temer, se mostra despreparada e ineficaz para dar a população, respostas para seus anseios. Nesse contexto de instabilidade política e descrença popular em torno das organizações e sistemas, o livro Estratégias de Liderança de Confúcio, escrito por John Adair e lançado pela Editora Rocco, surge como um sopro de esperança.
Dividido em duas partes, O Papel Universal do Líder e Algumas Qualidades Necessárias em Líderes, Adair dialoga com o seu mentor Confúcio, e nos traz reflexões sobre a noção de liderança através do exemplo e que qualidades como entusiasmo, integridade, firmeza e humildade são necessárias para uma pessoa ser um bom líder de grupo.
A cada capítulo do livro Estratégias de Liderança de Confúcio fica claro para o leitor a riqueza de ensinamentos que o Oriente possui, os quais se tornam imprescindíveis para as reformas sociais tão urgentes do Ocidente.
A obra de John Adair, Estratégias de Liderança de Confúcio, cumpre com maestria o propósito de informar e fazer refletirmos sobre a liderança e as habilidades necessárias de um bom líder. Sendo assim, o livro agradará tanto aqueles que buscam parâmetros para escolher (nas eleições de outubro) o tipo de líder que quer seguir; quanto aqueles que querem se tornar melhores em suas atividades cotidianas, já que diferente do que muitos acham, a questão de liderança apresentada no livro não se restringe somente a política e nem ao setor empresarial.