Os Novos Mutantes | Críticos se recusam a avaliar o filme

Diante do cenário de pandemia mundial do COVID-19, filmes pararam de ser lançados e foram adiados. Um desses filmes é o incrivelmente ‘azarado’ Os Novos Mutantes.

O filme que já havia sido adiado diversas vezes e até chegou a ser cogitado de que nem seria lançado, teve data definida para 1º de Abril desse ano. Contudo, quando veio a pandemia, foi adiado novamente, desta vez para o dia 28 de Agosto ainda de 2020.

Com a data cada vez mais próxima, ainda não há uma vacina para o Covid-19, mas mesmo assim tanto a Disney (agora detentora dos direitos do filme) como as empresas responsáveis pela distribuição e divulgação do filme estão mantendo a data de lançamento nas salas de cinema.

Normalmente, na semana de lançamento de um filme, sessões especiais são realizadas para que veículos especializadas assistam e possam fazer suas avaliações e críticas. Só que dessa vez, era de se esperar que tais sessões fossem realizadas de maneira remota, o que não é tão difícil de ser feito. E não será assim.

Segundo alguns dos veículos mais respeitados nesse segmento nos EUA, a Disney só ofereceu a opção de acompanhar o lançamento do filme em exibições públicos. Assim sendo, muitos desses veículos simplesmente se recusam a avaliar o filme, fazendo assim, com que ele não tenha nenhuma crítica especializada previamente publicada, o que ajudaria a própria divulgação do filme e, consequentemente, sua bilheteria.

Veículos como The AV Club, The Boston Globe, Roger Ebert e IndieWire já se manifestaram dizendo que ir ao cinema ainda é uma das atividades mais inseguras durante a pandemia, fato que é defendido por especialistas. Veja a nota que o The AV Club publicou:

Os especialistas em ciência não medem palavras: há uma boa chance de você ficar doente se for ao cinema. E esse é um risco que o AV Club não correrá para avaliar um filme, qualquer filme. Estamos, de fato, adotando a política oficial de apenas fazer críticas de filmes que nossos escritores possam assistir com segurança, seja em uma exibição para a imprensa socialmente distante ou com um screener digital. E sim, isso se aplica a todos os nossos redatores, mesmo aqueles dispostos a correr o risco por isso, afinal também não estamos dispostos a monetizar um risco.

O IndieWire foi além: “Não é incomum que os estúdios não exibam filmes com antecedência para os críticos, especialmente quando sabem que estão destinados a críticas negativas. Esse parece ser o caso de Os Novos Mutantes. Ao contrário deste, a Warner Bros. realizou projeções de imprensa socialmente distantes para Tenet em Londres e, portanto, algumas críticas foram ao ar na semana passada. Mesmo assim, no entanto, publicações como The Los Angeles Times e IndieWire anexaram isenções de responsabilidade às críticas, incentivando os espectadores ‘a seguir as precauções de segurança fornecidas pelo CDC e pelas autoridades de saúde’ antes de ir aos cinemas.

Ainda não se sabe como tudo isso acontecerá no Brasil, onde o filme estreia somente em 17 de Setembro. Há um movimento de reabertura das salas de cinema com exibições de filmes antigos/clássicos, o que nos leva a crer que o padrão dos EUA possa ser seguido.

Nós aqui do Capacitor costumávamos ir a essas sessões exclusivas, chamadas de ‘cabine de imprensa’, e escrevíamos nossa crítica antes dos filmes estrearem para o grande público. Contudo, nesses termos, fica completamente inviável fazermos esse trabalho. Ficaremos acompanhando o desenrolar dos fatos.

Compartilhe isso: