O Capacitor Lista: Os Melhores Filmes de 2015

As expectativas para 2016 são grandes, afinal de contas, vem muito filme bom por aí! Capitão América: Guerra Civil, Batman V Superman: Dawn of Justice, Star Wars: Rogue One, Doutor Estranho… Mas vamos convir que 2015 também foi um ano excelente! Tivemos grandes filmes, grandes decepções (sim, Quarteto Fantástico, estou falando com você), grandes surpresas e alguns marcos importantes no mundo da sétima arte.

E neste clima de fim de ano, não poderíamos deixar de fazer a nossa lista com os melhores filmes de 2015. Escolhemos seis filmes de 2015 que se você deixou passar, deve correr para assistir.

Vale ressaltar que a lista não se encontra em ordem de classificação. Dito isso, vamos à ela!

 

1 – Star Wars: O Despertar da Força

Não poderíamos começar a lista com outro filme que não o Episódio VII de Star Wars. O filme está quebrando todos os recordes e trazendo de volta toda a emoção de se ver um filme de Star Wars nas telonas. Mas não é só de nostalgia e emoção que vive Star Wars: O Despertar da força. O filme foi, de fato, competente em trazer de volta este fantástico universo, bem como os seus personagens mais icônicos. E tudo de uma maneira orgânica, sem soar como fan service gratuito. O filme não só honra as gerações mais antigas, como encanta as novas. Os novos protagonistas são extremamente carismáticos e já conquistaram o mundo. A escolha do elenco foi acertadíssima, e o fato de agora a saga ter uma mulher como elemento principal, mostra como os roteiristas querem não só fazer um filme épico, mas torná-lo algo relevante e contemporâneo. Não tem como não ser um dos filmes do ano. A força é forte neste filme.

 

2 – Mad Max: Estrada da Fúria

Outro retorno muito bem-sucedido de 2015. A obra de George Miller não só trouxe de volta o Max Rockatansky, como o trouxe muito bem acompanhado. Furiosa foi uma das grandes surpresas de 2015. O filme vem carregado de efeitos práticos, ação eletrizante e sua estética exótica e perturbadora. Antes da sua estreia Mad Max era uma grande incógnita, mas bastou suas primeira exibições para o filme cravar seu lugar entre os melhores do ano, e há quem diga melhores da década. Enquanto alguns reclamaram do Max interpretado por Tom Hardy, não houve quem se atrevesse a falar mal da Furiosa interpretada por Charlize Theron. Com certeza este filme chegará aos portões de Valhalla brilhante e cromado para encontrar o Deus V8. Testemunhem!!!!

 

3 – Ex-Machina: Instinto Artificial

Este provavelmente é o filme de 2015 que você deixou passar. Porém é um dos que mais mereciam sua atenção. Estrelado por Domhnall Gleeson e Oscar Isaac, ambos presentes em Star Wars: O Despertar da Força (General Hux e Poe Dameron, respectivamente), o filme conta a história de Caleb (Domhnall Gleeson) um jovem programador de computadores que ganha um concurso na empresa em que trabalha, para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander) – uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar. O clime é de total suspense e você vai mudar de opinião diversas vezes, vai se sentir deslocado e jamais saberá em quem confiar.

O filme é extremamente competente em criar tensão e em desenvolver o relacionamento dos humanos com a inteligência artificial criada por Nathan. Os diálogos entre os atores são incríveis e por diversas vezes vão te fazer refletir. O elenco dispensa elogios, para quem já assistiu Inside Llewyn Davis e o excelente Questão de Tempo, a qualidade destes atores não deveria ser novidade. Se não viu, corra atrás!!

 

4 – Perdido em Marte

Baseado no excelente livro de Andy Weir, Perdido em Marte, não é só mais um filme de ficção científica. O filme consegue esbanjar conceitos científicos complexos sem deixar a platéia confusa e ainda mantendo-a entretida. Isso tudo graças à direção de Ridley Scott (que acerta neste filme depois de algumas decepções), e o carisma de Matt Damon como o astronauta Mark Watney. A alma da história é o humor e a irreverência de Watney, que passa boa parte do longa dialogando com uma câmera, e que mesmo nas situações mais difíceis consegue fazer tiradas sensacionais.

O título do filme já entrega o teor da história, né? Após uma tempestade durante uma missão para Marte, a equipe de Mark Watney se vê obrigada a abortar e antecipar a sua volta para o planeta terra. No entanto, no caminho para a nave, Mark é atingido por destroços e se perde de sua equipe, que se vê obrigada a partir sem ele. Daí em diante, Mark, que era o botânico da equipe, será obrigado a usar de todos os seus conhecimentos científicos e de botânica para sobreviver até que a próxima equipe seja enviada a Marte.

Apesar de toda a tensão da situação, este foi um dos filmes mais divertidos de 2015, cheio de humor, piadas pontuais e muito engraçadas, e tudo embalado por uma trilha marcante, que inclui David Bowie. O que só vem confirmar ainda mais minha teoria de que tudo que toca David Bowie é bom.

 

5 – Divertida Mente

Mais um filme que dispensa apresentações. Este filme cativou crianças e adultos em 2015, abordando de maneira divertida e simples temas complexos como a psicologia infantil. É uma experiência incrível ver o que se passa dentro da cabeça de Riley, a menina dona das emoções que protagonizam a animação, em meio às mudanças que ocorrem sua vida. A medida que as coisas vão acontecendo na vida de Riley, podemos ver como vai se formando o turbilhão de emoções dentro de sua mente. A interação entre a Alegria e a Tristeza é tocante e a forma como o filme brinca com esse jogo de emoções é estupenda. E por se tratar de Pixar, o final não poderia ser diferente! Há sempre reviravoltas e uma mensagem que nos faz sair do filme com um novo olhar sobre coisas que sequer parávamos para pensar. Quem aqui não abraçou os bonecos que tinha depois de ver Toy Story?

6 – Kingsman: O Serviço Secreto

Baseado na HQ de Mark Millar, Kingsman é um filme que veio para subverter e satirizar o gênero dos filmes de espiões. Apesar de parecer uma simples paródia do gênero, o filme é muito mais do que isso e merece estar nesta lista. O filme conta a história de Eggsy (Taron Egerton), um jovem com problemas de disciplina que parece perto de se tornar um criminoso. Determinado dia, ele entra em contato com Harry (Colin Firth), que lhe apresenta à agência de espionagem super secreta Kingsman. A agência é como se fosse a evolução dos cavaleiros da Távola Redonda, onde cada agente assume o codenome de um dos cavaleiros do Rei Arthur. No filme, Eggsy e outros jovens terão de disputar o posto de Lancelot, que anteriormente era ocupado pelo pai de Eggsy. Até aí o filme parece clichê, e é exatamente o que ele quer que você pense. A escolha de Colin Firth para fazer o Agente Harry, vulgo Galahad, não foi gratuita. Mais conhecido por seus papéis de lorde inglês, como Mr Darcy na mini-série Orgulho e Preconceito, ou o Rei da Inglaterra em O discurso do Rei, Colin Firth exibe toda a sua pompa, até que seja provocado e se torne um exímio lutador.

Um filme de espião é tão bom quanto o seu vilão“, diz Richmond Valentine, vilão de língua presa interpretado por Samuel L Jackson. O vilão deste filme não é nada convencional. Um gênio da tecnologia, viciado em hamburgueres (Pulp Fiction?), que odeia violência e desmaia ao ver uma gota de sangue. Samuel L Jackson está brilhante interpretando o bilionário, com pinta de Rapper, que quer dominar o mundo com um novo lançamento de sua companhia.

Eu poderia listar aqui todas as qualidades de Kingsman e como ele faz sátira dos filmes de espiões sem deixar de ser um excelente filme. Mas, caso você ainda não o tenha visto, eu só estaria estragando a sua experiência.

Vale ressaltar que em Kingsman também toca David Bowie, ou seja, mais um ponto para minha teoria!

Essa foi a nossa lista para os melhores de 2015. E a sua? Conte-nos quais os seus filmes favoritos de 2015!

 

Compartilhe isso: