Netflix removerá sistema de avaliação com estrelas
Durante um painel com o vice-presidente de produto da Netflix, Todd Yellin em Los Gatos, o serviço de TV por streaming anunciou que vai mudar a maneira que seus usuários avaliam filmes, séries de TV e documentários. A partir de abril, ainda sem data exata, o sistema de cinco estrelas será substituído por botões de “gostei” e “não gostei”.
Yellin, que também cuida diretamente dos times de personalização da Netflix, explica que essa mudança visa aumentar o número de interessados em classificar o conteúdo do serviço, de forma que isso facilite quais recomendações vão ou não aparecer na tela do usuário. Durante testes com a ferramenta, foi registrado um aumento de 200% em avaliações.
“Os usuários querem participar ativamente da sua personalização no serviço. E nós precisamos fazer com que eles encontrem cada mais fácil algo que queiram assistir”, explica Yellin. Ele também ressalta que o sistema de estrelas não é muito preciso e bem posicionado, o que evita que os usuários aproveitem a ferramenta. “Após ver o documentário Capacetes Brancos, você provavelmente vai querer dar cinco estrelas pra ele porque quer mostrar para as pessoas que essa é uma história importante. Mas isso não acontece sempre, você vai ficar na dúvida. E chegar até nas estrelas requer muitos comandos na televisão.”
Além da novidade de classificação, a Netflix vai começar a mostrar uma porcentagem personalizada abaixo de um filme/série que vai ajudar você a ver qual a probabilidade de gostar daquele conteúdo. Esse número será determinado com base naquilo que você normalmente se interessa e por quanto tempo assiste a diferentes tipos de produção.
O recurso será disponibilizado simultaneamente para todas as regiões que têm Netflix e para todas as plataformas com o serviço.
Por: Ruancarlo Silva