Marvel poderá assumir o controle da DC Comics?

Um boato muito impactante surgiu recentemente, logo após a AT&T (que desde 2018 é dona da DC, entre outras marcas) demitir Dan DiDio, que Marvel e Kevin Feige podem assumir o controle da DC Comics.

Aparentemente, a AT&T não ficou nada satisfeita com a última tentativa de Dan DiDio de rebootar a DC Comics com o evento 5G, também conhecido como a “quinta geração” da DC, que fará (faria?) os personagens clássicos serem substituídos por uma versão “contemporânea”.

Dan DiDio teria batido de frente com Scott Snyder, escritor das histórias do Batman durante o rebbot, já que o roteirista não queria que suas histórias fossem envolvidas no evento, o que causou problemas na DC.

Acontece que os rumores indica que a AT&T não quer fazer do evento 5G um reboot, pois isso mexeria com os personagens clássicos envolvidos nos filmes e séries e com os vários produtos de merchandising (divisões que geram muito mais dinheiro do que os quadrinhos em si).

De acordo com os tais rumores e conforme conta o Cosmic Book News, a AT&T está considerando usar escritores de filmes e TV de Hollywood nos quadrinhos da DC – escritores que já têm um histórico comprovado – em vez de escritores de quadrinhos.

Um exemplo seria James Gunn, que atualmente está dirigindo Esquadrão Suicida, escrevendo alguma HQ; Greg Berlanti, produtor do Arrowverse, voltando a escrever quadrinhos e até mesmo J.J. Abrams, já que ele também está no time da WarnerMedia, poderia escrever alguma história, como fez recentementejuntamente de seu filho, com o Homem-Aranha para a Marvel. E foi muito bem sucedido nisso.

Portanto, ter os novos personagens provindos do 5G (como um Batman negro, por exemplo) não se encaixaria com o Batman de Robert Pattinson na telona e todo o marketing e promoção envolvidos, como brinquedos e etc.

A própria Marvel Comics tentou uma abordagem semelhante ao evento Marvel Now (que aqui virou Nova [e Totalmente Nova] Marvel aqui no Brasil) que substituiu alguns personagens clássicos e que n]ao foi muito bem aceito e teve baixas vendas nos EUA.

A grande questão aqui, é que a AT&T estaria, paralelamente a essa ideia de trazer roteiristas da WarnerMedia para a DC Comics, considerando abandonar completamente todo lado editorial e até mesmo vender a DC Comics, possivelmente para a Marvel.

Há até quem diga que a AT&T simplesmente fechará a DC Comics se o 5G falhar. Contudo, essa deve ser a última opção, porque ao considerar o valor das várias propriedades intelectuais da editora isso seria praticamente rasgar dinheiro.

O canal do YouTube Lords of the Long Box nota que o boato de que a Marvel poderia assumir a DC Comics pode ser algo lançado pela AT&T e Warner para ver a reação dos fãs, mas ao mesmo tempo observa que, em vez de simplesmente não ter mais quadrinhos DC publicados, não seria melhor que a Marvel, que já tem um enorme mercado e experiência no ramo os assumisse e publicasse seus personagens?

Os YouTubers chegam a afirmar que, no caso real de um acordo, isso pode significar que Kevin Feige (que recentemente se encarregou também das publicações da Marvel) pode desenvolver alguns dos personagens da DC nos filmes, ou até mesmo trazer alguns dos personagens para os filmes do MCU através do Multiverso. É uma viagem, mas não impossível.

Embora tudo isso possa parecer um exagero, Disney e Sony chegaram a um acordo sobre o uso do Homem-Aranha no MCU, então por que não a AT&T licenciando seus personagens da DC, especialmente se eles não tem interesse em publicar?

Curiosamente, no fim do ano passado, Geoff Johns fez um breve easter egg que sugeria um crossover entre a DC e a Marvel na última edição do Doomsday Clock. Talvez o esse relógio do fim do mundo de Johns também estivesse em contagem regressiva para o fim da DC…

Interestingly enough, just this December saw Geoff Johns tease a DC and Marvel crossover in the last issue of Doomsday Clock. Perhaps Johns’ “Doomsday Clock” was also counting down to the doom of DC?

Em tradução livre:

É Janeiro de 2026. A linha do tempo foi restaurada. E a Terra-5G nasce. É 17 de Junho de 2026. Superman parte em uma jornada para encontrar a filha perdida de Bruce Wayne… Para que ela possa salvar o filho de Bruce.

Em julho de 2030, a ‘Crise Secreta’ começa. Lançando o Superman em uma briga através do universo com o próprio Thor… E um gigante verde, mais forte até mesmo que o Apocalypse, que morre protegendo o Superman desses invasores.

Nisso, a linha do tempo diante do Superman muda novamente…

A nós, resta esperar se esses rumores fazem mesmo sentido. E torcer para que caso algo aconteça mesmo com a DC Comics, que seja positiva para todas as partes, especialmente para nós, que apenas consumimos…

Compartilhe isso: