Marvel dominou o mercado de HQs em 2019
De acordo com a Diamond Comic Distributors, a Marvel foi a principal editora de quadrinhos de 2019 com uma participação de mercado de 40,2% em dólares e uma participação de 44,72 unidades no ano, com sete dos dez principais lançamentos mensais.
Os X-Men de Jonathan Hickman e Lenil Yu foi a edição mais vendida da editora em 2019, e também a terceira mensal mais vendida do ano em geral. Quando se trata de edições encadernadas e de graphic novels, no entanto, a coisa muda de figura, com a Marvel registrando nenhum dos dez principais lançamentos do ano.
A DC vendeu metade das 10 principais edições encadernadas e graphic novels de 2019, com Watchmen no topo da lista mais de três décadas após seu lançamento inicial. Muito provavelmente devido ao sucesso da série da HBO, que deve ter trazido novos leitores interessados na obra.
A DC obteve dois dos dez principais lançamentos mensais, incluindo um dos títulos mais aguardados do ano, Detective Comics #1000. No geral, a empresa teve uma participação de 29,29% em dólares e 30,74 unidades no mercado de quadrinhos de 2019.
A Image Comics foi a terceira maior editora do ano, com uma participação de 8,04% em dólares e 7,69 unidades por unidade, com um título na lista das 10 principais mensais – Spawn #300, a segunda mensal mais vendida – e quatro títulos na lista de encadernados graphic novels, incluindo os primeiros volumes de Saga, Monstress e Die.
No geral, a Diamond relata que o mercado de quadrinhos cresceu 2,23% em relação aos números de 2018, com o aumento da venda de mensais, que subiram quase 4%. A venda de encadernados caiu quase 2% ao longo do ano.
A contabilidade da Diamond não reflete as vendas finais para os clientes, apenas os pedidos das lojas de quadrinhos e outros dentro do mercado de quadrinhos, bem como também não é preciso em relação às vendas em grandes bookstores. Como tal, eles não revelam uma imagem completa da saúde da indústria de quadrinhos em sua totalidade. Além do mais, que fique claro, trata apenas dos Estados Unidos. Ainda assim, é uma boa amostra de como anda o mercado no todo.