George Takei desaprova o Sulu Homossexual
Foi revelado que Star Trek: Beyond, terceiro filme da franquia reboot, terá seu primeiro personagem gay de toda a franquia.
Hikaru Sulu na série original era interpretado por George Takei, que se assumiu homossexual em 2005. Muitos pensaram que a nova característica do personagem agradaria ao ator, mas parece que não foi o caso.
Em entrevista ao THR, Takei conta que isso já esteve em discussão por um tempo, e enquanto ele ama a ideia de ter um personagem gay em Star Trek, este personagem não precisa ser necessariamente o Sulu.
“Estou contente que exista um personagem Gay. Mas infelizmente é uma distorção na criação de Gene Roddenberry [criador de Star Trek]. Acho um verdadeiro infortúnio.”
Ele conversou diversas vezes com a equipe e o elenco de Star Trek Beyond, incluindo o ator que interpreta o Sulu, John Cho, que ligou para ele para contar a notícia. Takei relembra sua primeira conversa sobre o assunto.
“Eu contei a ele, ‘Seja imaginativo e crie um personagem que tenha a homossexualidade como característica, ao invés de tornar um personagem que sempre foi hétero e de repente sai do armário.'”
Esta conversa foi seguida de uma segunda conversa com o diretor Justin Lin. “Eu disse, ‘Este filme será lançado no aniversário de 50 anos de Star Trek, um tributo à obra de Gene Roddenberry, o homem cuja visão foi levada adiante por meio século. Honre ele e crie um personagem novo.’ Eu implorei a eles. Ele me deixou com a sensação de que faria de qualquer maneira,” disse Takei.
Enquanto sua opinião nunca mudou no assunto, Cho falou com ele pouco antes da notícia ser divulgada, perguntando o que ele deveria fazer. Takei disse a Cho não se preocupar com isso e continuar a cumprir suas obrigações, mas que ele não acreditava que esta fosse a melhor maneira de abordar o personagem.
“Eu pensei que após a minha conversa com Justin Lin eles mudariam de ideia. Meses depois recebi um email de Simon Pegg, que me deixou confuso. Ele acha que sou um cara incrível? Maravilha! Mas qual o sentido do email? Eu interpretei como se minhas palavras tivessem sido ouvidas.”
O email que Takei se refere foi quando Simon Pegg o elogiou por sua luta pelos direitos LGBT. Takei acreditava ser um sinal de que eles poderiam ter mudado de ideia, o que não foi o caso.
Pelo visto, só quando Takei assistir o filme para saber se ele irá mudar de ideia.