Game of Thrones | Teoria sugere que Sor Jorah Mormont possa ser o Azor Ahai

Com o retorno de Game of Thrones para a sua sétima temporada, uma das tendências mais fortes no público tem sido a retomada das teorias sobre o Azor Ahai ou o Príncipe Prometido, como é mais conhecido na série.

Atualmente, os maiores candidatos ao posto de salvador da Longa Noite são Daenerys Targaryen e Jon Snow. Dentre os requisitos impostos pela profecia, os personagens são os que mais se aproximam. Contudo, George R.R. Martin, criador das Crônicas de Gelo e Fogo, sempre afirmou que profecias nas histórias nunca devem ser literais ou fáceis demais. E, apesar de provável, Jon e Dany seriam escolhas “fáceis”.

Deste modo, diversas teorias, algumas extremamente mirabolantes outras nem tanto, tem aventado outros personagens para o posto do príncipe prometido. E, como nós amamos teorizar sobre o universo de George R.R. Martin, trouxemos mais uma das teorias existentes na internet.

O candidato da vez é Jorah Mormon, o fiel seguidor de Daenerys Targaryen.

O canal Film Theory apresentou um vídeo explorando todo o background da lenda do príncipe prometido, bem como sua origem e elementos que podem indicar a identidade do Azor Ahai e, ao final, deixando a possibilidade de Sor Jorah ser o príncipe prometido.

De forma resumida, o príncipe prometido deve ter sangue de dragão, o que é comumente associada à ascendência Targaryen, ter nascido no sal e na fumaça e sob uma estrela sangrenta. Além dos requisitos do nascimento, também existem os passos para a criação da luminífera, que podem ocorrer de maneira subjetiva envolvendo a água, o leão e o coração de uma amada.

Após indicar o quão óbvia seria a escolha de Daenerys e Jon, o vídeo explana os requisitos sob a relidade de Jorah Mormont da seguinte maneira.

Nascido do sal e da fumaça:

A questão do nascimento sempre abre para diversas interpretações, já o que nascimento não precisaria ser necessariamente no sentido biológico. Assim, a teoria afirma que o nascimento de Jorah poderia ter se dado nas águas salgadas e esfumaçadas da Antiga Valíria, onde adquiriu a Escamagris, ou durante a cremação de Khal Drogo, onde teria firmado sua lealdade a Daenerys Targaryen.

Nascido sob uma estrela sangrenta:

Esta seria a mais óbvia para o Sor Jorah. A estrela sangrenta seria o meteoro vermelho que sobrevoava os céus no momento da cremação de Drogo.

Sangue do Dragão:

Mais uma vez o vídeo afirma que sangue do dragão não deve ser seguido de maneira literal, sendo possível que a profecia não fale sobre ascendência, mas sim sobre a presença do sangue em sua espada. Deste modo, o vídeo afirma que se Jorah usasse sua espada contra Daenerys, o quesito do sangue de dragão poderia sera tendido.

Contudo, acrescentamos outra possibilidade para este item (Já que é pra teorizar): Quando Daenerys saiu da pira que cremou Drogo, ela montou o seu próprio Khalasar, onde escolheu fiéis companheiros para ser o Sangue do seu Sangue. Deste modo, de maneira não literal, Jorah teria o sangue de Dragão.

Para concretizar a teoria, Sor Jorah precisaria não só capturar um leão, como fez com Tyrion, mas matar um e matar o amor da sua vida para que surja a luminífera.

É pouco provável que Sor Jorah seja o Azor Ahai, contudo vale notar que o personagem vem ganhando cada vez mais importância na série, o que pode indicar que este tem um papel importante a desempenhar, seja ele qual for. Além de ser um plot interessante que um personagem que não figura no panteão dos “protagonistas” se torne algo tão fundamental para a trama.

Game of Thrones está sendo exibida aos domingos no canal pago HBO.

Compartilhe isso: