Game of Thrones S08E01 | O Começo do Fim

Aviso: Este artigo contém spoilers do primeiro episódio da última temporada de Game of Thrones

Depois de dois longos anos de espera, Game of Thrones finalmente retornou para sua oitava e última temporada. Trazendo diversos reencontros, a série começar a traçar os rumos que determinarão os finais de cada personagem.

Starks em Winterfell

Em Winterfell tivemos diversos reencontros extremamente aguardados. E enquanto alguns deles não foi tão calorosos como esperávamos, como foi o caso do encontro entre Bran Stark (Corvo de Três Olhos) e Jon Snow, outros foram extremamente tocantes e encantadores, como o de Arya Stark e Jon.

Contudo, apesar das reuniões o clima em Winterfell encontra-se extremamente tenso, repleto de intrigas, conflitos e desconfianças. A chegada de Daenerys Targaryen e a renúncia do Rei do Norte em favor da Mãe dos Dragões deixou o nortenhos desconfiados.

A grande revelação feita por Samwell Tarly a Jon Snow, também chamado de Aegon Targaryen, Sexto de Seu Nome, era sem dúvidas um dos momentos mais aguardados de toda a série. No entanto, a cena não trouxe o impacto que era esperado, mostrando um Jon Snow que acreditou facilmente em uma história altamente improvável e que beira o absurdo, ainda que seja verdadeira.

O episódio, que ainda não mostrou o retorno de Fantasma, tomou tempo para mostrar um pouco mais do romance, ainda pouco convincente, entre Jon e Daenerys e queimar orçamento com um longo passeio de dragões.

Sem dinheiro para elefantes

Já em Porto Real o clima também é desapontador, especialmente pela ausência dos elefantes na chegada da Companhia Dourada. As falas de Cersei sobre a situação claramente refletem a opinião do público.

Pouco foi mostrado dos planos da atual Rainha de Westeros e de seus próximos passos. A presença do núcleo serviu apenas para introduzir Harry Strickland, comandante da Companhia Dourada e para servir de deixa para o resgate de Yara Greyjoy por Theon.

Encontrando um velho amigo

Em um episódio com poucas surpresas, uma das revelações mais interessantes foi a de que Bran Stark aguardava aparentemente ansioso o retorno de Jaime Lannister, o mesmo que o atirou da janela. O personagem que deixou o lado de Cersei para lutar no “lado certo da guerra” retornou para honrar a promessa que fez.

Diferente dos livros, Jaime levou muito mais tempo para se desvencilhar de Cersei. Talvez esta partida seja a guinada definitiva para o personagem rumo à sua redenção (ou não).

Conclusão

A oitava e última temporada de Game of Thrones retornou como de costume, fazendo um panorama e mostrando a situação em que se encontram todos os personagens. No entanto, o tempo é curto para fechar absolutamente todas as pontas soltas da série com apenas cinco episódios restantes.

O episódio trouxe diversos momentos esperados e nem todos foram impactantes como esperávamos. Só nos resta esperar que os próximos episódios tragam todas as emoções que esta temporada final merecem.

Game of Thrones está sendo exibida aos domingos no canal pago HBO.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...