Game of Thrones | O que é o Fosso dos Dragões?

Aviso: Contém spoilers dos episódios já exibidos.

Com apenas um episódio para o final desta sétima temporada, os fãs de Game of Thrones já sofrem com o misto de empolgação e tristeza. O season final, que promete um tenso encontro entre Jon Snow, Daenerys e Cersei, junto com a maioria dos personagens relevantes da série promete fechar este arco e pavimentar o caminho para a oitava e última temporada.

No teaser do último episódio foi possível identificar que esta aguardada reunião se passará em um local que muito se assemelha às ruínas do que é descrito como o Fosso dos Dragões, o que corrobora com rumores do ano passado de que cenas dessa temporada se passariam no local que é bem conhecido para os fãs da saga literária.

Mas, para aqueles que só viram a série ou não focam muito nos detalhes dos livros, explicaremos o que é o Fosso dos Dragões.

Localizado na colina em Porto Real, o Fosso do Dragão é uma construção cavernosa que os Targaryen usaram para abrigar seus dragões, além de ter sido cenário de diversos eventos importantes da história de Westeros, como a coroação do rei Aegon II, que deu origem à famosa Dança dos Dragões, a Guerra Civil Targaryen.

Durante o conflito da família real na briga pela sucessão do rei Viserys I, após Porto Real ter sido capturada pela Rainha Rhaenyra, o Fosso dos Dragões foi destruído durante o Assalto ao Fosso dos Dragões.

O assalto foi uma revolta que envolveu milhares plebeus, liderados por um profeta chamado “O Pastor”, que invadiram o fosso para matar os dragões lá dentro. Cinco dragões (Shrykos, Morghul, Tyraxes, Dreamfyre e Syrax) e milhares de plebeus foram mortos. Um dos dragões, Dreamfyre, quebrou o teto do fosso em uma tentativa de fuga, o que ocasionou a morte de diversas pessoas.

(Mais detalhes sobre o assalto no vídeo)

Desde então, o fosso tem sido deixado em ruínas, servindo para outros propósitos diferentes do que motivara sua construção. Durante a Grande Praga da Primavera, o local fora usado para queimar os corpos que eram mortos pela doença.

Ruína do Fosso dos Dragões

Já em A Fúria dos Reis, segundo livro d’As Crônicas de Gelo e Fogo, algumas prostitutas encontraram no Fosso um bom local para atender seus clientes e em uma dessas ocasiões acabaram encontrando um esconderijo abastecido de fogo vivo por Lorde Rossart, durante a Rebelião de Robert, a mando do rei louco, Aerys II.

Em um pôster promocional divulgado, é possível ver mais uma imagem do momento da chega de Jon ao local que sediará a grande reunião.

Tudo indica que este seja realmente o famoso Fosso, o que deve dar espaço para diálogos interessantes sobre a história de Westeros e do local. Para os fãs que se interessam pela história pregressa de Westeros, este pode ser um prato cheio.

Game of Thrones está sendo exibida aos domingos no canal pago HBO.

Compartilhe isso: