Game of Thrones | Cripta de Winterfell pode ter papel importante na 8ª temporada, segundo teoria
Aviso: Apesar de ser uma teoria, pode conter spoilers caso seja concretizada. Leia por conta e risco.
À medida que se aproxima a 8ª e última temporada de Game of Thrones, a série volta a se tornar o assunto principal na internet e as teorias tornam a emergir.
Diversos fãs revisitam os livros e a série em busca de elementos que possam desempenhar um papel relevante na reta final do fenômeno televisivo da HBO.
Dentre tantos outros, um dos elementos que pode fazer diferença na última temporada é a Cripta de Winterfell, onde são enterrados os Starks que já morreram, desde os tempos de Bran, O Construtor e que foi peça principal de alguns materiais de divulgação desta nova temporada. (Confira o vídeo acima)
Sobre a Cripta de Winterfell
Winterfell está localizada no norte de Westeros, região que sempre teve um clima frio, mesmo durante os verões. Na fortaleza, encontra-se a cripta onde estão enterrados os antepassados Stark. Possivelmente maior do que o próprio castelo, este um lugar muito citado no livro e que foi palco de diversas cenas importantes, inclusive onde Robert Baratheon convoca Ned Stark para ser a Mão do Rei.
Nos livros, é sempre dito que as criptas conseguem ser ainda mais frias do que do lado de fora do castelo, sempre tendo temperaturas muito baixas e desconfortáveis para aqueles que não estão acostumados com o frio.
Por ter sido construída há séculos, a cripta está repleta de corpos de antepassados Stark, incluindo o saudoso Ned Stark, Brandon Stark (irmão de Ned) e Rickard Stark (pai de Ned). E como as temperaturas da cripta são ainda mais baixas, é possível assumir que os corpos se decomponham em um ritmo mais lento.
Sobre o Rei da Noite
O Rei da Noite é a grande ameaça desta temporada final. Apesar de Cersei ainda representar muito perigo para a maioria dos personagens, o grande conflito deve se desenrolar na batalha entre os vivos e os mortos.
Na tentativa de aumentar o seu exército, o Rei da Noite esteve “ressuscitando” corpos ao norte da Muralha durante muitos anos. Contudo, é bem provável que ele também esteja de olho na vasta quantidade de corpos que reside ao sul da Muralha também.
Já sabemos que a criatura conta com a habilidade de converter os mortos sem precisar tocá-los, como vimos na batalha de Durolar (Hardhome).
A teoria
Pelo que vimos de material promocional até aqui, sabemos que Winterfell será (ao menos a princípio) uma espécie de base do exército dos vivos. Jon Snow, Arya Stark, Daenerys Targaryen e outros personagens importantes estão se reunindo na fortaleza para se preparar para a guerra.
Contudo, É possível que o ataque do Rei da Noite comece de dentro. Usando sua habilidade de trazer os mortos de volta, é possível que os antepassados Stark sejam ressuscitados no intuito de atacar aqueles que habitam o castelo no momento.
No trailer recente, vimos imagens de algumas pessoas se abrigando nas criptas, como um refúgio. Poderia este ser um ponto de virada, que eliminaria boa parte dessas pessoas? Assumindo que as baixas temperaturas conferiram aos corpos uma conservação mínima, não seria loucura imaginar um ataque.
Nos livros, em Guerra dos Tronos, primeiro livro da saga, é dito que Ned sonha com as criptas por baixo de Winterfell, imaginando os Reis do Inverno o observando com olhos de gelo, e os lobos de pedra rosnando para ele. George R.R. Martin gosta de deixar essas pequenas dicas.
Por outro lado, existe também a possibilidade da cripta guardar algumas proteções mágicas que podem prevenir ataques do tipo.
Não há dúvidas que a cripta de Winterfell guarda muitos segredos, alguns dos quais tem sido atiçados desde o início da série. O fato da estátua de Lyanna Stark estar lá e da Cripta ter sido referenciada durante toda a divulgação da oitava temporada parecem indicar que ela ainda tem um papel importante a ser desempenhado nessa reta final.
“Sentavam-se em cadeirões de pedra com lobos de pedra aos pés. Era para lá que iam quando o calor se escoava de seu corpo; aquele era o escuro salão dos mortos, onde os vivos temiam entrar.” (Pensamentos de Bran)
Game of Thrones retorna para sua oitava e última temporada no dia 14 de Abril no canal pago HBO.