Game of Thrones | 06 momentos em que Stormborn espelhou momentos passados da série

Aviso: Contém spoilers dos dois primeiros episódios da sétima temporada de Game of Thrones

Game of Thrones sempre foi uma série conhecida por seu preciosismo e meticulosidade de seus criadores. Pequenos detalhes de grandes proporções sempre estiveram presentes na série, seja em uma pequena referência ao fundo, uma linha de diálogo ou espelhamentos.

Agora, em sua sétima e penúltima temporada, não poderia ser diferente. Faltando apenas 11 episódios para a série chegar a um final, muitos momentos fecham o círculo fazendo referência a momentos passados na série, e Stormborn, segundo episódio da sétima temporada, foi recheado destes.

Enumeramos aqui as principais referências encontradas a momentos anteriores da série. Confira:

01 – “Rainha das Cinzas”

No início do episódio, pouco antes de Daenerys confrontar Lorde Varys sobre a sua lealdade, Tyrion menciona que ela deve prosseguir com cautela em sua conquista de Westeros, e que deve pensar bem no uso dos dragões, uma vez que de nada adiantaria ser rainha das cinzas.

Posteriormente, durante uma reunião para definir os próximos passos de sua empreitada, Daenerys repete o que Tyrion havia lhe falado anteriormente, afirmando que não havia vindo para Westeros para ser a rainha das cinzas.

Esta frase faz uma clara referência ao que foi dito por Lorde Varys à Ollena Tyrell durante a terceira temporada da série. Ao advertir a senhora Tyrell sobre Mindinho, ele afirma que Lorde Baelish “veria o mundo queimar se pudesse ser rei das cinzas”.

02 – “Um Homem e Tanto”

Ainda em Pedra do Dragão, Melisandre menciona para Daenerys que a mãe dos dragões tem um papel a desempenhar na longa noite, assim como Jon Snow. Para mostrar o valor do Rei do Norte para a Dany, a Mulher de Vermelho menciona os feitos de Jon, que morreu tentando unir os selvagens e os nortenhos, e hoje os treina para lutar na longa noite.

Após ouvir sobre suas façanhas, Daenerys responde que Jon deveria ser um “Homem e tanto”, o que é uma clara referência ao momento em que Samwell Tarly conta dos feitos de Daenerys para o Meistre Aemon e ele responde “Ela deve ser uma mulher e tanto”.

03 – “Ladrões em um cerco”

Na segunda temporada, pouco antes de Stannis Baratheon fazer a sua investida na Baía de Água Negra, Bronn explica a Tyrion Lannister como funcionam as coisas em um cerco e quem realmente se dá bem nessas situações. Os ladrões roubam toda a comida e a vendem por preços exorbitantes, o que os deixam absurdamente ricos ao final do cerco.

Já nesta sétima temporada, com a proximidade de uma investida de Daenerys em Porto Real, é possível ver dois sujeitos mencionando que devem se preparar para retornar à capital antes que o cerco comece, já que no caso de um cerco os preço triplicariam.

04 – “Um Homem engraçado”

 

Durante a primeira temporada, enquanto as tramoias, traições e conchavos ainda eram uma novidade para nós, Mindinho se viu ameaçado por Ned Stark após fazer um comentário maldoso. “Você é um homem engraçado,” disse Ned.

Anos depois, Petyr Baelish se viu na mesma situação, desta vez com Jon Snow. Após comentar que ama Sansa da mesma maneira que amou Catelyn Stark, Jon perde o controle e ameaça matá-lo se ele encostar em sua irmã.

05 – “Você não morrerá hoje”

Talvez este seja o momento mais circunstancial. Quando Samwell afirma para Jorah Mormont, antes de iniciar seu tratamento experimental, que ele não morreria hoje, ficou uma referência ao momento em que o Lorde Comandante Jeor Mormont, pai de Jorah, proibiu Sam de morrer enquanto a patrulha marchava de volta para Castelo Negro.

06 – “Não era você”

De todos os momentos de Stormborn, o encontro de Arya Stark com Nymeria foi o que mais repercutiu. Com um diálogo enigmático, poucos notaram que realmente se tratava da loba e menos ainda perceberam a referência feita a um diálogo entre Arya e Ned Stark, seu pai.

Em um momento durante a primeira temporada, Ned afirma que Arya casaria com um lorde, viveria em um castelo e teria muitos filhos. “Essa não sou eu,” respondeu Arya.

Game of Thrones está sendo exibida aos domingos no canal pago HBO.

Compartilhe isso: