A Forma da Água vencerá o Oscar 2018, segundo inteligência artifical
A humanidade possui um fascínio por previsões. Seja com o “Polvo da Copa” ou inteligências artificiais, se existem previsões, o interesse do público é despertado.
Agora, um algoritmo criado por Adam Levenson, do blog Thinkful, está prevendo quem será o grande vencedor do Oscar 2018.
O algoritmo foi testado em testes cegos das 38 edições anteriores do Oscar, sendo estas de 1980 até 2017. Em 37 das edições o algoritmo esteve certo, tendo como erro a edição em que até a cerimônia se equivocou na entrega dos prêmios, a de 2017 em que Moonlight venceu La La Land (Suspeito, não?).
Já na edição de 2018, que acontecerá no dia 4 de Março, a aposta do algoritmo é A Forma da Água, longa dirigido por Guillermo del Toro (Círculo de Fogo).
Para realizar os cálculos, o algoritmo computa diversos dados, indo de vencedores passados até notas dos críticos e previsões da imprensa. Levenson complementa que a inteligência artificial só utiliza dados que estão publicamente disponíveis sobre os candidatos.
Além de indicar um favorito, o algoritmo consegue definir a porcentagem que cada filme tem de vencer a premiação. Enquanto A Forma da Água fica em primeiro lugar com 47%, logo em seguida fica Três Anúncios para um Crime com 28%, Dunkirk com 8% e Lady Bird com 5%. O elogiadíssimo (ou supervalorizado) Corra! não tem chances de vencer, segundo o algoritmo.
Confira o gráfico completo :
A cerimônia do Oscar acontece no dia 04 de Março.