Especial Nostalgia | 10 jogos com mais de 20 anos
É sempre maravilhoso quando uma obra de ficção causa tanto impacto em nossas vidas que se tornam eternas. O entretenimento é o ramo que costuma fazer isso com uma periodicidade maior e o mais importante, nos permite estar acompanhado de alguém, seja essa pessoa um amigo, irmão ou parceiro (a). O tempo passa tão rápido que muitas pessoas chegam a duvidar quando escutam que o jogo Worms já tem 20 anos de idade.
No meio de tantas opções, os consoles continuam sendo a forma mais moderna da mídia, afinal, esses hardwares encontram-se sempre em evolução. Antes de você conferir a nossa lista, saiba que os jogos a seguir são considerados icônicos por uma série de fatores, sejam eles técnicos ou comerciais. Sem mais delongas, quem está preparado para se sentir velho?
10. Command & Conquer (31 de Agosto de 1995)
O gênero RTS (Estratégia em Tempo Real) teve sua Era de Ouro nos anos 90. Command & Conquer foi lançado em 1995 e desenvolvido pelo Westwood Studios, a mesma equipe responsável pelo famoso Dune 2, considerado o pai dos RTS modernos. O mérito de Command & Conquer foi pegar todas as ideias boas presentes em Dune 2 e apresenta-las em uma forma melhor. O jogo foi um sucesso absoluto, resultando em inúmeras sequências, expansões e ports.
9. Star Fox 64 (27 de Abril de 1997)
Apostando em um gameplay simples, o shooter espacial Star Fox conquistou uma legião de fãs. Apesar de não parecer, o game completou 20 anos em 2017.
8. Diablo (31 de Dezembro de 1996)
O jogo responsável por consolidar a Blizzard como uma das melhores desenvolvedoras do mercado. Com um grande fator replay, Diablo até hoje conta com uma fan base extensa e bastante fiel.
7. Tomb Raider (15 de Outubro de 1996)
Os três primeiros jogos da franquia Tomb Raider são lembrados até os dias atuais. O sucesso foi tanto que inspirou diversas sequências, reboots, filmes e em breve, um reboot nos cinemas. Ao longo do tempo o jogo foi sofrendo mudanças drásticas em sua jogabilidade, mas o amor pela franquia continua firme e forte mesmo após duas décadas.
6. Resident Evil (22 de Março de 1996)
Resident Evil, assim como Tomb Raider, é uma franquia que já caminhou uma estrada longa. Quem diria que aquele jogo pacato ambientado em uma mansão nas montanhas iria popularizar os zumbis, inspirar filmes e dezenas de jogos…
5. Crash Bandicoot (9 de Setembro de 1996)
Crash Bandicoot foi o grande responsável por revolucionar completamente o gênero Plataforma. O game logo se tornou uma febre entre os jogadores, resultando na coletânea recente que traz a remasterização dos três primeiros jogos do Marsupial.
4. Pokémon: Blue & Red (27 de Fevereiro de 1996)
Contando originalmente com “apenas” 150 Pokémons, esse jogo faz com que qualquer player se sinta velho. Hoje, 20 anos depois, já são mais de 800 Pokémons e trocentos jogos lançados, sendo uma das franquias mais rentáveis e populares da Nintendo.
3. Quake (22 de Junho de 1996)
Quake foi um dos precursores do gênero FPS e foi o grande responsável por popularizar as famosas Deathmatchs Online. O jogo pode ser considerado como o primeiro grande shooter online da história.
2. Final Fantasy 7 (31 de Janeiro de 1997)
Pode até não ser considerado o melhor Final Fantasy de todos, mas com certeza é o jogo mais lembrado da franquia. Com uma jogabilidade incrível, lutas inesquecíveis contra chefes (Maldita Emerald Weapon), side quests viciantes e vilões marcantes, Final Fantasy 7 se tornou um RPG histórico. O jogo fez tanto sucesso que ganhará um remake em breve.
1. Super Mario 64 (23 de Junho de 1996)
Super Mario 64 definiu não só a sua geração, mas o posicionamento da Nintendo em relação a suas outras franquias. Apesar de não oferecer nenhuma mudança no enredo, a jogabilidade e o visual do jogo sofreu uma grande repaginada, mas é claro que o game manteve todos os elementos amados pelos fãs. Presente em qualquer livro sobre a História dos Jogos, Super Mario 64 foi um dos grandes responsáveis por popularizar o gênero de plataforma 3d.