Emmy 2017 | Confira a lista dos vencedores

Cada vez mais as grandes premiações tem se tornado desinteressantes pelo público comum e só são lembradas pelos veículos especializados, especialmente aqui no Brasil. Se o Oscar ainda tem muito valor na hora de promover um filme, como uma espécie de diferencial no currículo de atores, diretores e produtores, por outro lado o Emmy, de uma forma geral, não parece ter tanto impacto para o grande público. Quantas vezes você se interessou por um filme depois de saber que ele estava concorrendo ao Oscar, ou porque havia alguém no elenco ou por trás das câmeras que já o tivesse ganhado? E quantas vezes o mesmo aconteceu em relação a uma série onde o Emmy estivesse envolvido? Há uma grande chance de a proporção ser bem menor.

Contudo, uma coisa ambas premiações tem em comum no que se refere aos veículos especializados: as críticas às suas escolhas. Já não é de hoje que os críticos andam com o pé atrás com os nomes indicados e mais ainda com os vencedores. Enquanto no Oscar o principal problema é o tradicionalismo e falta de coragem para arriscar no inovador e/ou atual, no Emmy o grande problema são as escolhas que divergem da opinião da grande maioria do público.

Nesse ano, no entanto, as escolhas da Academia de Artes e Ciências da Televisão surpreenderam positivamente e agradaram aos críticos e ao público. Além disso, a cerimônia foi marcada por discursos emocionados e mensagens políticas, fatos que vêm se tornando cada vez mais comuns em premiações como essa. Além das surpresas, houve também algumas escolhas óbvias e outras que eram aguardadas.

69th Primetime Emmy Awards – Show – Los Angeles, California, U.S., 17/09/2017 – Bruce Miller with the cast and crew accept the award for Outstanding Drama Series to “The Handmaid’s Tale”. REUTERS/Mario Anzuoni

Destaque para a grande vencedora da noite, Handmaid’s Tale. A série levou seis dos mais importantes da noite, entre eles o de Melhor Série Dramática, considerado o mais importante de todos. Infelizmente a série não é exibida no Brasil, já que é exclusiva do serviço de streaming Hulu que não chegou por aqui (esperamos que ainda não). Além dela, outros grandes vencedores foram a minissérie Big Little Lies (que levou 5 troféus), o veterano e super vencedor Saturday Night Live (9 troféus) e Julia Louis-Dreyfus, que levou o prêmio de Melhor Atriz em Série de Comédia pela sexta vez consecutiva por sua atuação em Veep.

Mais do que as vencedoras, um ponto a se destacar foi a não vitória de alguns indicados que, por mais que tivessem a simpatia de boa parte do público, não mereciam vencer, especialmente quando comparados com suas concorrentes, por vezes de menor repercussão, mas certamente mais merecedoras. Neste quesito, destaque para Westworld, Stranger Things e as outrora favoritas e hoje questionadas House of Cards e Modern Family.

Além das premiações em si, merece destaque o discurso de Nicole Kidman, que ao vencer o prêmio de Melhor Atriz Dramática em Série Limitada ou Filme para TV por sua atuação em Handmaid’s Tale, citou um dos temas principais da série: a violência doméstica. Outro destaque foi a vitória de Alec Baldwin na categoria Melhor Ator de Comédia em Série Cômica por sua interpretação do presidente Donald Trump em Saturday Night Live. Alec não perdeu a oportunidade de fazer piada com a situação: “Finalmente, Sr. Presidente, aqui está seu Emmy!“, disse Baldwin em referência ao programa The Apprentice, ‘reality show’ apresentado por Trump em 2004. Além disso, ele mencionou o fato de, após ter tido três filhos em três anos em sequência, finalmente ter passado um ano sem novos herdeiros, ter se dado pelo fato de que usar uma peruca laranja ser um eficiente método contraceptivo.

Para aqueles que ainda não conhecem algumas das séries indicadas e, especialmente, vencedoras, vale a pena conhecer. Especialmente séries como Veep e Big Little Lies da HBO que não recebem grande atenção da crítica especializada por aqui e, consequentemente, tem pouca repercussão. Além de torcer para Handmaid’s Tale chegar oficialmente para nós, pobres mortais da parte sul do Equador.

Confira agora a lista completa de indicados e vencedores (em negrito) para todas as categorias do Emmy 2017:

Melhor série dramática

Melhor atriz em série dramática

Melhor ator em série dramática

Melhor atriz coadjuvante em série dramática

Melhor ator coadjuvante em série dramática

Melhor atriz convidada em série dramática

Melhor ator convidado em série dramática

Melhor direção em série dramática

Melhor roteiro em série dramática

Melhor série cômica

Melhor atriz em série cômica

Melhor ator em série cômica

Melhor atriz coadjuvante em série cômica

Melhor ator coadjuvante em série cômica

Melhor atriz convidada em série cômica

Melhor ator convidado em série cômica

Melhor direção série cômica

Melhor roteiro em série cômica

Melhor minissérie

Melhor filme feito para TV

Melhor atriz em minissérie ou filme feito para TV

Melhor ator em minissérie ou filme feito para TV

Melhor atriz coadjuvante em minissérie ou filme feito para TV

Melhor ator coadjuvante em minissérie ou filme feito para TV

Melhor roteiro em minissérie ou filme feito para a TV

Melhor direção em minissérie ou filme feito para a TV

Melhor animação

Melhor dublagem

Melhor talk show e variedades

Melhor programa de esquete e variedades

Melhor especial de variedades

Melhor reality show roteirizado

Melhor reality show sem roteiro

Melhor programa de competição

Melhor apresentador de reality show ou programa de competição

Compartilhe isso: