Diretor de O Silêncio dos Inocentes, Jonathan Demme morre aos 73 anos

O cinema perdeu nesta quarta-feira (26) uma de suas maiores mentes. Jonathan Demme, diretor de O Silêncio dos Inocentes (1991) e Filadélfia (1993) faleceu em Nova York aos 73 anos.

De acordo com o site IndieWire, o cineasta morreu em decorrência de complicações causadas por um câncer de esôfago e problemas cardíacos. Demme lutava contra a doença desde 2010, quando realizou um tratamento bem-sucedido. Porém, o câncer voltou a aparecer em 2015.

Jonathan Demme começou sua carreira nos anos 70 escrevendo filmes do gênero exploitation (filmes b) como, “Angels Hard as They Come” (1971) e The Hot Box” (1972). Seu reconhecimento veio em 1980 no comando do longa “Melvin and Howard”.

Contudo, foi com O Silêncio dos Inocentes que o diretor alcançou o estrelato. O filme rendeu a ele o Oscar de Melhor Diretor, além dos prêmios de Melhor Atriz para Jodie Foster e Melhor Ator para Anthony Hopkins. Três anos depois, Demme dirigiu Filadélfia, drama que rendeu a Tom Hanks o Oscar de Melhor Ator.

Recentemente, o cineasta dirigiu “Ricki and the Flash: De Volta Para Casa” (2015), estrelado por Meryl Streep, que conta a história uma roqueira que tenta se reconciliar com a família e o documentário “Justin Timberlake + The Tennessee Kids” (2016).

Demme deixa sua esposa, a artista plástica Joanne Howard, e três filhos.

Compartilhe isso: