Crítica | LEGO Batman – O Filme

A DC está passando por momentos difíceis no cinema. Depois de três filmes (Homem de Aço, Batman Vs Superman e Esquadrão Suicida) que dividiram o público e a crítica, o estúdio conta com dois lançamentos que contam com a desconfiança do público e mais um projeto, The Batman, cheio de incertezas, principalmente após a saída de Ben Affleck da direção do filme. E nesse misto de desconfiança, otimismo e pessimismo vive o Universo Estendido DC nos cinemas.

Contudo, a DC começou 2017 brilhando nos cinemas e de uma maneira que nem todos esperavam.

LEGO Batman – O Filme é um projeto que teve como maior impulso o sucesso que a participação do Batman teve em Uma Aventura LEGO. O herói roubou a cena e teve imenso destaque no longa, que é excelente. Então, faria todo sentido que um longa do herói teria tudo para ser um sucesso.

E eles nunca estiveram tão certos!

Com um humor extremamente bem feito, que deve agradar a todos os públicos, o filme traz uma versão bem diferente do Batman que estamos acostumado a ver nos filmes, o que acaba sendo uma novidade muito bem vinda.

Conhecido por ser um herói sisudo, LEGO Batman mantém essa característica sabendo muito bem como brincar com isso sem fazer com que o herói perca a sua essência. Ao mesmo tempo que o filme se mostra desapegado das regras ele apresenta um imenso respeito pelo histórico do personagem e todo o seu universo. Acima de tudo, o filme é uma grande homenagem ao Batman.

Uma das melhores coisas no filme é a quantidade de referências. Não vamos entrar em detalhes para não estragar qualquer surpresa, já que parte da diversão é descobrir as muitas (uma quantidade absurda) de referências.

Mas não é só de tiradas, referências e piadas que vive LEGO Batman. O filme possui um roteiro bem amarrado e extremamente competente, que lida com características do Batman que até os melhores filmes do herói acabam por ignorar. O fato do filme não ter amarras, acaba sendo um de seus maiores trunfos que o permite explorar muito mais sem medo de julgamentos ou de erros. Essa é uma liberdade que faltam aos filmes live-action da DC.

Outros personagens como Alfred Pennyworth e Barbara Gordon também acrescentam muito ao filme. O Robin é brilhante e traz diversos momentos hilários e tocantes para o filme. A relação entre a dupla dinâmica é excelente.

A versão em inglês é dublada por diversos atores queridos na indústria como Will Arnett, Michael Cera, Rosario Dawson, Ralph Fiennes e Zach Galifianakis. Entretanto, a versão dublada é extremamente competente e consegue manter o humor na transição do idioma (na maioria das vezes).

A tradução de Irmãos Gracie para “Irmãos Graça” incomodou um pouco, mas nada demais…

Sabendo utilizar os personagens e os elementos que o cercam, com referências incríveis, metalinguagens e um humor bem feito, LEGO Batman é mais que um filme divertido, é um entretenimento sólido e competente. É o melhor filme da DC nos últimos anos e talvez um dos melhores filmes do Batman. Seja você um fã do personagem ou alguém querendo um pouco de diversão, o ingresso é mais do que válido.

Ficamos agora no aguardo de um filme da Liga da Justiça nestes moldes!

LEGO Batman estreia no dia 09 de Fevereiro nos cinemas.

 

Compartilhe isso: