Animais Fantásticos | Ariana Dumbledore pode ter sido a hospedeira de um Obscurus?

Animais Fantásticos e Onde Habitam chegou com a promessa de ser uma nova aventura no mundo bruxo, onde conheceríamos novos contextos em um arco totalmente separado da saga Harry Potter.

Contudo, parece que J.K Rowling está aproveitando a saga para fechar pontas que nem sabíamos que haviam sido deixadas nos sete livros.

Recentemente, surgiu a teoria de que os Obscurus, elemento apresentado no novo longa, poderiam já estar presentes na saga de maneira muito sútil. Alguns fãs estão teorizando que Ariana Dumbledore, irmã de Alvo Dumbledore, pudesse ter sido a hospedeira de uma dessas “criaturas”.

Vamos aos fatos:

Apesar do conceito dos Obscurus só ser apresentado no novo filme, o termo já existia desde a época da saga Harry Potter. O livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, que teria sido escrito pelo próprio Newt Scamander, foi lançado no mundo bruxo pelo selo Obscurus. E até o logo possui certa semelhança com o design utilizado para o “parasita”.

Mas as coisas não param por aí. Agora, tendo conhecimento sobre a forma como os Obscurus agem, a descrição de tudo que aconteceu com Ariana Dumbledore pode corroborar a hipótese de que a irmã do diretor de Hogwarts pode ter sido uma hospedeira.

Abeforth Dumbledore, irmão de Alvo, conta em Harry Potter e as Relíquias da Morte:

“O que eles fizeram destruiu Ariana: ela nunca mais voltou ao normal. Não queria usar magia, mas tampouco conseguia se livrar dela: o seu poder voltou-se para dentro e a enlouqueceu, irrompia dela quando não conseguia controlá-lo, e por vezes ela se tornava estranha e perigosa. Mas a maior parte do tempo era meiga, assustada e inofensiva.”

Ariana foi atacada aos seis anos de idade por um grupo de vizinhos trouxas, que a viram fazendo magia em seu quintal e se assustaram. Após este fato, a magia da garota passou a se tornar incontrolável, a ponto de ocasionar explosões, o que chegou a causar a morte de sua mãe quando a garota tinha apenas 14 anos. Neste mesmo ano, a garota morreu tentando interceder em um duelo entre Dumbledore e Grindelwald, que já foram grandes amigos.

A história da garota  possui grande semelhança com o arco vivido por Credence Barebone em Animais Fantásticos. Ambos foram vítimas de abuso, preconceito e repressão por parte dos trouxas e com o tempo tiveram de lidar com um poder incontrolável. E pode ter sido com Ariana que Grindelwald tomou conhecimento sobre a existência de alguns Obscurus.

Mesmo sem qualquer confirmação por parte da autora, já gostamos da teoria e achamos que ela pode trazer um senso de coesão para as duas franquias, além de deixar toda a relação entre Dumbledore e Grindelwald mais complexa. É o tipo de conexão que de maneira sutil enriquece ainda mais as duas franquias, de modo que tudo fique bem amarrado, coisa que J.K Rowling gosta muito de fazer, vide a forma como ela fechou a saga Harry Potter.

O Screen Crush em conversa com Jackson Bird, do site Harry Potter Alliance falou mais sobre a teoria e ainda foi além. Ele acredita que Newt pode ter ido à Nova York a mando de Dumbledore em uma missão secreta. Mas talvez isso seja forçar demais a barra. Rowling é a escritora que sabe balancear bem os acontecimentos propositais com o simples acaso, o que deixa suas histórias ainda mais brilhantes.

A própria profecia que a saga Harry Potter gira em torno prova isso. Segundo a autora “Ao escolher que criança matar (Neville ou Harry) Voldemort estava ‘escolhendo o garoto que seria o Escolhido’.” 

Confira o vídeo (em inglês):

Para saber mais sobre o passado dos personagens, alguns fãs fizeram um excelente curta que conta o duelo entre Dumbledore e Gridelwald que resultou na morte de Ariana. Confira:

Harry Potter | Curta conta o primeiro embate entre Dumbledore e Grindelwald

Animais Fantásticos e Onde Habitam está em cartaz nos cinemas.

 

Compartilhe isso: