Análise | Amazon Fire TV Stick

Não é novidade que a forma como assistimos televisão se transformou. Enquanto outrora éramos escravos dos horários impostos pela programação das emissoras, hoje somos dono do nosso próprio tempo e escolhemos exatamente aquilo que queremos assistir. Por conta disto, a antiga TV a cabo perde espaço e já não é mais boa o suficiente para suprir todas as demandas do seu público.

Assim, chegou a era dos serviços de streaming, colocando o poder da escolha nas mãos do telespectador. Com isso, toda a indústria precisou se adequar, buscando oferecer aquilo que o consumidor queria, o que nos trouxe as Smart TVs. Contudo, nem toda TV consegue oferecer exatamente o que promete assim como nem todos possuem o poder aquisitivo para comprar uma Smart TVs. 

Apesar de muitas marcas anunciarem suporte a serviços como o Prime Video e a Netflix em seus televisores, estes não conseguem oferecê-lo de forma satisfatória, passando por diversos problemas como travamento, interrupção na transmissão ou até mesmo a obsolescência programada do aparelho.

Com isso em mente, surgem aparelhos como o Fire TV Stick, que promete levar o máximo da experiência de uma televisão moderna a todos os televisores que tiverem uma entrada HDMI.

Sobre o Fire TV Stick

O Fire TV Stick é um aparelho com sistema operacional próprio baseado no Android que oferece aos televisores diversas opções de entretenimento como streaming de vídeos, músicas e até jogos. O aparelho traz suporte nativo às principais plataformas de streaming da atualidade, além de contar com um sistema operacional que permite instalar aplicativos diversos com outras fontes de streaming.

O aparelho conta com um processador quad-core, 1GB de memória e 8GB de armazenamento, o que dá espaço para diversas aplicações, incluindo alguns jogos.

O que podemos fazer com o Fire TV Stick

O poder do Fire Stick vai muito além dos streamings convencionais como o Prime Video, o Netflix e o Youtube. Além dos diversos jogos que podem ser adquiridos para o aparelho, incluindo alguns gratuitos como o excelente Stranger Things, o sistema operacional suporta aplicações externas o que traz um poder ainda maior ao aparelho. Você confere tudo que está disponível oficialmente para o aparelho aqui.

Deste modo, o acessório garante muito mais funções do que qualquer Smart TV pode oferecer.

Performance

Existem diversos relatos de Smart TVs que não exercem as funções “smart” de maneira satisfatória. Streamings são interrompidos, aplicações são fechadas repentinamente. Com o Fire TV Stick isso não acontece. Durante toda a nossa experiência, fizemos uso de diversas aplicações por longos períodos e não tivemos um problema sequer, seja com streaming ou com jogos.

O aparelho conta com imagens (menu e transmissão) em Full HD (1080p) com excelente nitidez. A versão disponível no Brasil ainda não possui suporte ao 4K.

Obviamente, a qualidade de transmissão irá depender da internet do ambiente. Contudo, com uma boa conexão, o aparelho consegue fazer streaming nos mais diversos serviços com uma ótima qualidade e estabilidade.

Outro ponto positivo é a sua fácil instalação. Basta conectar o aparelho a uma saída HDMI no televisor e a fonte em uma tomada próxima.

Jogando com o Fire TV Stick

Apesar de não ser um video-game completo, o Fire TV Stick também possui suas opções para games. Além de alguns jogos gratuitos, como o excelente Stranger Things, existem algumas opções pagas que são bem interessantes, como a coletânea SEGA, recém-lançada para o aparelho.

Muitos dos games podem ser jogados com o próprio controle do Fire TV, que apesar de divertir não é a melhor forma de se jogar, enquanto outros necessitam de um controle bluetooth.

O que vem na caixa

Além do Fire TV Stick, a caixa traz com um controle remoto para o aparelho, uma fonte e um extensor HDMI para facilitar a conexão em televisores que estão muito próximos a parede.

Conclusão

Longe de qualquer redundância, o Fire TV Stick oferece uma experiência absolutamente superior em relação as Smart Tvs, com streamings estáveis e diversas outras aplicações, especialmente no suporte a aplicativos da comunidade (As possibilidades são muitas).

Assim como o Kindle, o Fire TV Stick é um aparelho poderoso, de preço amigável (R$289,90 e com promoções recorrentes) e que agrega muito valor ao dia-a-dia. A confiança no aparelho por parte da Amazon é tão grande, que a empresa permite ao consumidor um período de teste de 30 dias e caso este não fique satisfeito pode solicitar o reembolso e a devolução do aparelho.

O Fire TV Stick pode ser adquirido na Amazon.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...