Crítica | Devilman Crybaby

A Netflix segue investindo seu dinheiro de forma consistente nas animações japonesas. O mais novo resultado disso é Devilman Crybaby, provavelmente uma das apostas mais ousadas do serviço até o momento.

A direção fica por conta de Masaaki Yuasa, chefe do estúdio Science SARU. Devilman Crybaby é inspirado no popular mangá Go Nagai.

A História

O enredo gira em torno de Akira, um garoto ingênuo e carinhoso que vê seu mundo mudar ao ser possuído por Amon, um demônio poderoso. Por conta de seu bom coração, Akira consegue controlar o demônio, tornando-se o Devilman (Homem-Demônio).

Akira já possuído

Apesar de ter seu porte físico e sua postura alterados, Akira continua mostrando compaixão pelos outros e chorando quando atrocidades são cometidas, daí vem o nome Crybaby.

Com o auxílio de seu amigo Ryo, um jovem misterioso, frio e sem emoções, Akira começa a caçar outros demônios que machucam a humanidade.

Ryo

Ambientação

O mundo de Devilman é coberto de dualidades. A compaixão convive ao lado da destruição. O amor convive ao lado do desejo sexual.

Essas dualidades servem para garantir complexidade ao anime e funcionam muito bem. A Terra é retratada da forma como ela é: cruel e recheada de luxúria, mas ao mesmo tempo terna e acolhedora.

A ternura e positividade são representados pela personagem Miki, a irmã “adotiva” de Akira. Miki é uma jovem atleta bastante popular e amada por todos. Juntamente com Akira, ela é a representação de um humano com coração puro.

Miki

É preciso apontar que Devilman Crybaby não é um anime para crianças. Todos os episódios apresentam cenas de desmembramentos, decapitações e sexo explícito.


A parte visual mistura o trabalho manual com efeitos criados no computador. Essa prática não é muito utilizada por outros estúdios por se afastar do tradicionalismo japonês.

O Desfecho

Nos últimos episódios da temporada, Devilman Crybaby se torna brilhante. Com o auxílio da brutalidade das cenas, o anime traz um questionamento ousado e inteligente: Quem é mais cruel, os demônios ou os humanos?

Devilman Crybaby é um anime ousado, sincero e cruel. Evidenciando todas as facetas da humanidade em um cenário fictício, a obra merece ser assistida.

 

Ruancarlo Silva

Apaixonado por Jogos, principalmente por Indies! Você me encontra lá no Twitter: @ruancarlo_silva

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *